Fepesp - Federação dos Professores do Estado de São Paulo

Por Beth Gaspar em 25 de outubro de 2019

Inep divulga cartilha de redação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a cartilha da redação nesta quinta-feira, 24/10. O documento publicado anualmente dias antes do teste traz indicações dos pontos aos quais os participantes não podem fugir para escrever uma bom texto.

Segundo o instituto, não basta "escrever bem" ou ter naturalmente talento para a escrita, mas estar atento a técnica e não sair do tema - o que sugere treino e prática. O segredo para se dar bem na prova decisiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação, aplicada no primeiro dia da avaliação, é simples e se resume a três ações-chave: apresentar uma tese adequada ao tema proposto; argumentar, o que significa a problematização e fundamentação do ponto de vista; e elaborar proposta de intervenção apta a ajudar a solucionar o problema.

Especialistas do Inep analisaram sete redações que alcançaram a nota mil, pontuação máxima, no exame do ano passado, como forma de balizar o caminho dos 5,1 milhões de candidatos que farão o exame no primeiro domingo do mês que vem. Em 2018, a produção de texto teve como tema a Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.
Um ponto crítico e que leva muitos alunos ao erro é justamente no fim, quando se deve apresentar a proposta de intervenção. O texto não precisa propor resolver todos os problemas do mundo. Basta uma parte, para colaborar para a resolução. E a proposta deve estar bem detalhada, obedecendo a uma regra que tem, no mínimo, quatro elementos: ação (o que será feito); o agente (quem fará); como a ação será executada (por meio de palestras, de parcerias, entre outros) e a finalidade (consequência imediata da ação).
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