A noite de sábado (25) transformou a Praça da Sé, Centro Velho de SP.
Eram as pessoas, de várias gerações, confissões religiosas e formação política diversas, que participavam da cerimônia e do ato inter-religioso em memória do jornalista Vlado Herzog, assassinado pela ditadura no dia 25 de outubro de 1975. Portanto, há 50 anos.
Lotavam a Igreja muitos contemporâneos de Herzog, ocupando os bancos da Catedral, carregando no peito suas lembranças e nos semblantes as marcas do tempo, espelhadas em seus cabelos brancos.
Era, principalmente, um ato de fé na democracia, na liberdade e na força da verdade: a verdade sempre vence!
Nossa categoria esteve presente na Sé. O professor - e nosso diretor - Ailton Fernandes lá estava, com esposa e filha, marcando seu compromisso cidadão e classista.
Saudemos Vlado e todos os que lutaram contra a ditadura assassina, ajudando a pôr abaixo o regime de força, que tanto mal fez ao Brasil e tanto atacou a Educação e os educadores.
Milton Nascimento, que neste domingo completou 83 anos, canta em uma das suas gloriosas canções: “Tenha fé no nosso povo que ele resiste/Tenha fé no nosso povo que ele insiste”.
Vladimir Herzog: seu martírio desmascarou os carrascos. Seu sacrifício não foi em vão. Persistiremos na construção de um mundo mais justo e feliz!
Diretoria da Fepesp