O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surgiu em 1998 e cresceu muito de lá para cá. Hoje em dia é considerado o maior vestibular do país e suas notas são aceitas como forma de ingresso por grande parte das instituições de ensino brasileiras.
Só no estado de São Paulo, já são mais de 100. Muitas delas se encontram na capital, mas no interior do estado também há dezenas de oportunidades.
Antes de tentar o ingresso, é importante verificar se a faculdade está credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). O aval do MEC é a garantia de que o diploma terá validade em todo o território nacional.
Como as faculdades de SP usam as notas do Enem
Muitas faculdades do Estado de São Paulo aceitam a nota do Enem como critério de seleção de seus candidatos. Você sabe como funciona?
Em muitos casos, não é necessário nem sequer fazer vestibular – basta apresentar a pontuação no exame e fazer a matrícula. E se você obteve 450 pontos na média geral, não zerou na redação e se enquadrar nos requisitos solicitados pelo governo federal, pode ganhar bolsa de estudos pelo ProUni ou um financiamento facilitado do FIES (vamos falar deles ao final deste texto).
Algumas vezes, porém, isso depende do curso escolhido. Para graduações mais concorridas, o desempenho solicitado – ou a nota de corte – pode ser maior do que os 450 pontos.
Mas há casos de faculdades particulares em que é possível conseguir o ingresso direto, sem vestibular, com pontuação abaixo dos 450. Algumas solicitam nota mínima de 300 pontos, enquanto outras pedem somente que o candidato não tenha zerado a redação.
Há ainda algumas instituições que utilizam uma fórmula mista: o aluno tem que fazer o vestibular, mas pode completar sua nota com a pontuação do Enem.
Essas formas de uso das notas do Enem variam de acordo com a faculdade, já que elas têm liberdade para decidir como serão seus processos seletivos e os critérios de ingresso.
Confira agora algumas das principais faculdades do estado de São Paulo que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso:
Se a faculdade que você pretende fazer não aparece nessa lista, entre em contato diretamente com a instituição ou verifique a sua página na internet. A informação sobre o ingresso via Enem costuma aparecer com certo destaque nos sites.