Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 14 de abril de 2024

5 de abril de 2023| ,

Ensino Superior: rodada de assembleias!

Os sindicatos integrantes da Federação dos Professores de São Paulo – Fepesp estão convocando uma rodada de assembleias, na próxima semana, entre 13 e 18 de abril, para discutir e deliberar eventual proposta das mantenedoras de instituições de ensino superior privadas (IES) para o reajuste salarial e condições de trabalho nesta campanha salarial do Ensino Superior.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

Veja aqui as assembleias já marcadas nesta rodada:

13/04, quinta-feira
Campinas –
 17h – virtual, veja link no site do sindicato
Presidente Prudente – 17h – link na convocação
Ribeirão Preto – 15h – virtual
São Paulo – 16h, inscrição via https://www.sinprosp.org.br/assembleia/superior
Sorocaba – 16h, inscrição via whatsapp
Valinhos/Vinhedo – 18 h, na sede do sindicato

14/04, sexta-feira
ABC – 17h, no sindicato
Jaú – 17h, no Sindicato

Saae S J Rio Preto – 16h, no sindicato
Sinprovales – 18h30, remota

15/04, sábado
Bauru – 9h, link via email
Franca – 9h, link via email
Guarulhos – 10h, no sindicato
Jacareí – 10h, link por email sinprojacarei@hotmail.com
Osasco – 9h, no sindicato
São Carlos – 10h, assembleia remota

17/04, segunda-feira
Jundiaí – 19h, inscrições no site
Santos – 15h, link via email

 

Agora é a nossa vez! – essa é a chamada dos sindicatos: cada professora, professor ou auxiliar no Ensino Superior deve avisar seus colegas que a assembleia está chegando. Vamos conversar sobre o teor e o desenrolar das negociações, para deliberar conscientemente nas assembleias.

E, mais importante ainda, é aumentar a nossa mobilização, pressionar o patronal. Fazer barulho, defender nossos direitos, demonstrar nossa união!

 

Negociações – Em rodada de negociações nesta quarta-feira, 05/04, o patronal apresentou propostas de recomposição salarial para 2023 e pagamento de retroativos de 2022, mas que, ainda, não são consideradas oficiais. A formalização das propostas será feita por ofício na próxima semana.

Na mesa de negociações, a comissão sindical reafirmou os princípios que nos orientam nestas negociações: cumprimento da sentença normativa do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo e recomposição da defasagem inflacionária dos salários, a partir de março de 2023.    Também, exigiu a discussão de cláusulas que impeçam, em parte, a precarização do trabalho docente: piso salarial e regulamentação das disciplinas ministradas à distância em cursos presenciais e do “ensalamento”, além de coibir o desrespeito aos direitos de autor e de imagem de professores e professoras em aulas gravadas e reproduzidas à exaustão.

Professoras, professores e pessoal administrativo (nas bases dos sindicatos que também representam auxiliares de administração escolar) irão julgar tais propostas em assembleias que serão realizadas entre a quinta-feira da próxima semana, dia 13, e a terça, no dia 18.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio