O documentário Amora, dirigido por Ana Petta, fará sua estreia na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. O filme terá exibições dia 16 de outubro, às 21h30, no Espaço Petrobras de Cinema (Rua Augusta, 1475, Consolação), e dia 21, terça, às 15 horas, no Cinesesc (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César).
Pedro, que é filho da diretora Ana Petta e do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), é o narrador do filme. O garoto, que tinha quatro anos à época das filmagens, aborda a memória e as transformações da Capital paulista. O ponto de partida é a demolição, por parte do setor imobiliário, da vila em que a família morava.
Ana explica: “Eu, Maria (minha outra filha) e Pedro fomos os últimos a sair da vila. Chegamos a viver meses sozinhos lá. Eu decidi fazer o filme como forma de resistência à demolição e também para que as crianças tivessem tempo de elaborar o que estava acontecendo. Porque eu acho que as grandes e pequenas lutas formam a gente”.
O filme aborda um tema vital para qualquer processo educacional: a construção da memória. A diretora diz: “Nossa elite viaja pra Europa e fica admirada em ver como tudo é cuidado e preservado, mas aqui patrocina as demolições. Não é possível imaginar novos mundos sem espaços de memória, natureza e beleza”.
Sinopse - Pedro tem 4 anos e mora com a irmã e a mãe em uma vila de casas no centro de São Paulo, onde a vida é feita de árvores, vizinhos e brincadeiras, quando chega a notícia de que tudo será demolido para dar lugar a um prédio. A narrativa segue os olhos atentos e a imaginação do menino, que registra a dor da separação dos amigos, os conflitos com a construtora e o esvaziamento das casas. Enquanto os moradores se mobilizam para preservar a memória daquele espaço.
Sobre a diretora - Formada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Dirigiu, ao lado de Helena Petta, o documentário Quando Falta o Ar - vencedor do Prêmio de Melhor Documentário Brasileiro no É Tudo Verdade (2022). O filme abordou a pandemia de covid-19.
MAIS - Sites da Mostra Internacional de São Paulo e da Clandestina Filmes.