O novo episódio do “Encontros literários”, produzido pelo Sinpro SP, dialoga com a pesquisadora, curadora e diretora-técnica do Memorial da Resistência à ditadura militar, Ana Pato. Ailton Fernandes, diretor do Sindicato, é quem conduz a conversa. A série de entrevistas é publicada no Canal YouTube do Sindicato.
O Museu funciona no antigo prédio do Deops-SP. Local foi também cadeia de presos políticos, que combateram o regime repressivo instalado no País a partir de abril de 1964.
Segundo Ailton Fernandes, “a conversa com Ana Pato foi muito rica por dois aspectos importantes: a sempre luta por justiça àqueles que sofreram violência física e psicológica na ditadura, fora ou dentro do presídio; mas também porque esse espaço se presta a ser uma trincheira que denuncia as diversas violências que ainda atingem o cidadão comum brasileiro.”
Professor de História, Ailton sublinha: “É importante ressaltar que a preservação dessa memória coletiva é uma política de Estado e assim deve permanecer”.
Entrevista - Ana Pato comenta o histórico do Memorial e suas marcas de resistência, como as paredes de suas antigas celas, mantidas e preservadas no local. Ela enfatiza a importância de serem mantidas vivas as memórias do passado. Ana convoca os professores a conhecer o Museu, visitado anualmente por cerca de 80 mil pessoas.
O edifício que hoje abriga a Estação Pinacoteca e o Memorial da Resistência retrata passagens importantes da nossa história. O prédio imponente é projeto do arquiteto Ramos de Azevedo. O edifício foi tombado como bem cultural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat). A inauguração do ocorreu em 2002.
Acesse aqui a entrevista. No site aqui vai o link do vídeo.
MAIS - Site e YouTube do Sinpro SP. Site do Memorial da Resistência.