Nasa diz que encontrou moléculas de água na superfície da Lua
G1, Ciência e Saúde; 26/10
https://glo.bo/3kwVbwk
Moléculas estavam presas em grãos minerais. Indícios já eram investigados, mas estudo foi apresentado como a primeira ‘prova química’ de água na Lua.
Veja o vídeo aqui: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/video/cientistas-descobrem-agua-na-superficie-da-lua-8971357.ghtml
Dois estudos publicados nesta segunda-feira (26) na revista científica “Nature Astronomy” tratam da existência de água na superfície lunar. O mais relevante deles, conduzido pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, relata ter localizado moléculas de H2O presa em grãos minerais.Na visão de cientistas, o anúncio da agência espacial americana é a primeira confirmação de indícios já levantados por pesquisadores desde a década passada.
O que apontam os estudos:
Embora já tenha havido sinais de água na superfície lunar, essas novas descobertas sugerem que ela é mais abundante do que se pensava anteriormente. “Isso nos dá mais opções para fontes potenciais de água na Lua”, diz Hannah Sargeant, cientista espacial da Open University, na Inglaterra, à BBC News. “A quantidade de água é aproximadamente equivalente a uma garrafa de 350 ml de água em um metro cúbico de solo lunar”, disse um dos autores do estudo, o pesquisador Casey Honniball, do Centro Goddard de Voo Espacial, da Nasa, durante uma teleconferência virtual. Jacob Bleacher, da diretoria de exploração espacial pelos humanos da Nasa, disse que os pesquisadores ainda precisam entender a natureza dos depósitos de água. Isso os ajudaria a determinar o quão acessíveis eles são para os futuros exploradores lunares usarem. O local para colocar uma base lunar será escolhido tendo em mente onde a água está, explica Hannah Sargeant. Segundo a pesquisadora, o objetivo é desenvolver “uma maneira mais sustentável de fazer a exploração espacial”. E para isso é necessário o uso de recursos locais, especialmente a água, explica ela à BBC News. |
A agência espacial dos EUA disse que enviará a primeira mulher e o próximo homem à superfície lunar em 2024 para se preparar para o “próximo salto gigante” — a exploração humana de Marte em 2030.