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Banco Mundial estima que impacto da pandemia na educação pode causar perda de 10% na renda futura dos estudantes - “A pandemia causou um colapso oculto, mas massivo, no capital humano dos jovens em momentos críticos do ciclo de vida”, adverte o Banco Mundial em relatório intitulado “Colapso e Recuperação”. Os estudantes de hoje podem perder até 10% de seus ganhos futuros por causa dos choques na educação provocados pela covid. Para as crianças em primeira infância, o déficit cognitivo e emocional pode se traduzir em uma queda de 25%. O Sul 22/02 https://bit.ly/3ItwVbH
Ministério Público abre um segundo inquérito para investigar convênio da Prefeitura de SP com Liceu - O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) abriu um segundo inquérito para investigar o convênio feito pela prefeitura da capital paulista com o colégio Liceu Coração de Jesus. Além de apurar a possível prática do crime de improbidade administrativa, o órgão quer se debruçar sobre eventuais violações do direito à educação praticadas pela gestão de Ricardo Nunes (MDB).
No final do ano passado, o emedebista decidiu firmar o convênio após os padres que administram a escola particular anunciarem o fim de suas atividades devido à insegurança em seu entorno, no centro de São Paulo, agravada com a dispersão da cracolândia. Monica Bergamo 22/02 https://bit.ly/3KxVBCd
Unesco escolhe Paraná para sediar evento latino-americano de educação superior - A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) escolheu o Paraná para sediar a Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe (Cres+5).
O encontro é resultado da 3ª Conferência Regional de Educação Superior, coordenada pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Iesalc), em 2018, em Córdoba, na Argentina. Radar 22/02 https://bit.ly/3EzmO3E
SINDICATOS
Greve nos Colégios Oswaldo Cruz é suspensa - Na última quinta-feira, 16 de fevereiro, professores e professoras dos Colégios Oswaldo Cruz reunidos em assembleia decidiram suspender a greve que tinha sido iniciada no dia 06, por conta da baixa adesão dos docentes ao movimento, e mesmo considerando que apenas parte das reivindicações foi atendida. O Sindicato já comunicou a suspensão da greve à mantenedora.
Celso Napolitano, presidente do SinproSP, lembrou que não pode haver desconto no pagamento de quem participou da greve (que cumpriu todos os requisitos legais) e reforçou que violações aos direitos trabalhistas dos educadores devem ser informadas ao Sindicato, para as devidas providências.. Sinpro SP 22/02 https://bit.ly/3Sr1T8X
Fome no Brasil é tema de debate promovido hoje pela ReUniR - A Campanha da Fraternidade deste ano propõe um amplo debate sobre a tragédia da fome, que atinge 33 milhões de brasileiros. A superação deste problema humanitário passa por aspectos que envolvem desde as causas estruturais até o papel das políticas públicas de Estado para garantir a segurança alimentar, passando pela importância da agricultura agroecológica no país. Representando o Sinpro Campinas, a professora Silvana Suaiden, Teóloga e Mestre em Ciências da Religião e presidente da Associação dos Professores da PUC Campinas (Apropucc).
Para acompanhar o debate ao vivo no canal da ReUniR no YouTube, clique no link https://bit.ly/3Se3fn7. Sinpro Campinas 17/02 https://bit.ly/3y5Yymp
TECNOLOGIA
Inteligência artificial que escreve sozinha é 'como um papagaio' e isso traz riscos, diz especialista do MIT - A clareza dos textos gerados por ferramentas como o ChatGPT, da OpenAI, não pode ser confundida com um real entendimento das máquinas sobre os temas. "É como um papagaio: eles são capazes de reproduzir a linguagem, mas não de pensar sobre o que estamos pedindo", compara a professora MIT, Pattie Maes. "É bastante preocupante que essas tecnologias estejam sendo amplamente disponibilizadas sem termos primeiro uma discussão aprofundada sobre seus impactos e a definição de uma regulamentação", diz Maes. Folha de S. Paulo 22/02 https://bit.ly/3ksst4H
ChatGPT pode ser usado como "calculadora" na educação, mas com alguns cuidados - Enquanto países como França e Austrália temem os riscos que suas facilidades podem trazer para o aprendizado, inclusive restringindo seu uso no setor, nações como Singapura decidiram "abraçar" a tecnologia, a levando com moderação para as escolas e universidades.
Lá, o ministro da Educação chegou a fazer uma relação entre o uso da ferramenta com a inserção da calculadora na educação. Segundo ele, esse é o tipo de ferramenta que pode ser útil quando já se dominam conceitos básicos e habilidades de raciocínio, de maneira que ele funciona apenas como um facilitador de algo que já se domina. Portal Terra 22/02 https://bit.ly/3IozTxW
CIDADANIA
Como luto, amparo e ganância se misturam no litoral norte de SP - O número de mortos em decorrência da sequência de temporais que atingem o litoral norte de São Paulo chegou a 48 nesta quarta-feira (22). Nas regiões mais atingidas, moradores trabalham como voluntários para auxiliar desabrigados e desalojados e para encontrar desaparecidos, enquanto outros tentam lucrar com o desastre. Nexo 22/02 https://bit.ly/3Irtthr
Governo cria grupo de trabalho para combater discurso de ódio- O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania criou um grupo de trabalho para desenvolver estratégias de combate ao discurso de ódio e ao extremismo. A equipe, que teve sua instauração publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (22), também será responsável por propor políticas públicas na área. O grupo de trabalho irá assessorar o ministro da pasta, Silvio de Almeida, nas questões referentes a discurso de ódio e extremismo.
A ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) foi designada como presidente do grupo de trabalho. Serão, ao todo, 29 pessoas envolvidas na equipe, sendo 24 da sociedade civil. Dentre os representantes estão o influenciador digital Felipe Neto, a jornalista Patrícia Campos Mello, a antropóloga Débora Diniz e o epidemiologista Pedro Hallal. Nexo 22/02 https://bit.ly/3m2wJIL
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Técnica criada nos anos 1960 para melhorar as relações interpessoais pode ajudar a reduzir conflitos e mal entendidos no trabalho
Comunicar-se bem ganhou novos contornos após a pandemia, a implementação do trabalho remoto e, posteriormente, do modelo híbrido. Isso porque, a distância, ou vemos nosso interlocutor de forma limitada por uma tela ou não o vemos, e esse ambiente pode mudar de forma significativa a compreensão da mensagem que se quer passar.
“É preciso falar com mais clareza quando não se vê a pessoa porque não estamos vendo o outro articular”, afirma Desirée Cassado, psicoterapeuta e professora da The School of Life (TSL). “[A distância] a gente tem poucos dados sobre a outra pessoa [durante uma conversa].”
Não à toa, os cursos de comunicação estão sendo muito procurados por profissionais das mais diversas áreas e hierarquias. Cassado comenta que, na The School of Life, as aulas de comunicação estão entre as que mais fazem sucesso.
Um levantamento da plataforma de ensino a distância Udemy, que tem 13.400 clientes corporativos no mundo, inclusive no Brasil, mostrou que cursos ligados a habilidades de comunicação para o trabalho foram os mais consumidos no período analisado, entre julho de 2021 e julho de 2022. Esse tipo de competência ficou à frente de outras tradicionalmente relevantes para profissionais, como gestão de projetos (2º), liderança (3º) e as metodologias agile (4º) e scrum (5º).
De forma simplificada, a CNV propõe quatro passos para que as conversas aconteçam. Em um primeiro momento, é preciso ter a habilidade de observar de maneira neutra, sem julgar. No segundo passo, o ponto é conseguir entender os sentimentos que aquela situação provoca em você, como irritação ou ansiedade, e ser capaz de explicar isso para o outro. “É importante descrever de forma precisa o que nos irrita ou atrapalha o nosso trabalho”, diz Cassado. “Se você está trabalhando em conjunto, existe um prazo e a pessoa não atende o telefone ou adia reuniões, é preciso detalhar o valor ou as necessidades que estão sendo desrespeitadas”.
Trazer essas necessidades à tona é o terceiro passo. “A gente deveria contar isso para o outro. [Algo como] para mim é importante entregar projetos no prazo”. Por fim, o quarto passo seria, então, fazer o pedido para a outra pessoa. “Aqui ele tem que ser claro, com prazo possível e de forma que seja viável.”