Da checagem do valor dos salários à guarda dos holerites, do cuidado nas redes sociais à organização dos materiais e comunicados digitais: pequenos hábitos que os professores podem incorporar desde o começo do semestre letivo para evitar problemas no trabalho.
Pensando assim, o SinprOsasco preparou uma lista de dicas e medidas para lidar com problemas comuns na vida dos professores e professoras nesta volta as aulas de agosto:
1. Arquive todo o material digital
Esse material pode ser útil no futuro, na cobrança do trabalho a distância ou de direitos autorais sobre o material pedagógico. Também pode ajudar para comprovar a convocação para uma atividade.
2. Mantenha contas profissionais nas redes sociais
É normal que os alunos procurem por seus professores nas redes sociais, por isso, é importante haver certa distância entre a vida particular e o trabalho.
3. Salve cópias dos holerites digitais
Os holerites são necessários para cobrar dívidas trabalhistas, resolver problemas com a Receita Federal, e na hora da aposentadoria, razão pela qual eles devem ser guardados a vida toda e não apenas os últimos cinco anos.
4. Confira sempre o seu salário
O professor tem que saber como o seu salário é calculado e deve fazer a conferência todo mês. Dê especial atenção ao pagamento das horas extras, descontos, contribuição previdenciária e imposto de renda.
5. Controle o seu FGTS mês a mês
6. Não jogue fora o calendário escolar
O calendário pode comprovar as atividades exigidas, confirmar se as férias e o recesso estão sendo respeitados e conhecer a data limite para a demissão sem justa causa.
7. Anote suas horas extras
8. Conheça o plano de carreira
O plano de carreira integra o contrato de trabalho e por isso, os professores deve ter acesso à integra, para conhecer os enquadramentos, as faixas salariais, as regras de ascensão e mobilidade. Se o plano não estiver disponível na intranet ou na sala dos professores, solicite e guarde uma cópia.
E a dica mais importante? Sindicalize-se!
Leia a matéria na íntegra no site do Sindicato dos Professores de Osasco: http://bit.ly/2Yn0J5g