Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 19 de abril de 2024

1 de outubro de 2020|

Um aplicativo que mostra o nosso lugar no universo

Interface ajuda a entender o tamanho dos seres humanos em uma escala que vai dos vírus até a Via Láctea.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

Link para o aplicativo aqui: https://shop-us.kurzgesagt.org/products/universe-in-a-nutshell-app

 Como os seres humanos se comparam, em tamanho, ao resto do universo? Um aplicativo lançado em 2020 ajuda a entender onde estamos situados em uma escala que vai da nanopartícula à Via Láctea. Chamado Universe in a Nutshell (referência ao livro de mesmo nome do físico Stephen Hawking) , ele está disponível para iPhone, iPad e celulares que usam o sistema Android.

 

O app, todo em inglês (bem… serve também para a sua aula de idiomas…), contém ilustrações animadas de mais de 250 objetos, incluindo vírus, bactérias, animais, máquinas, construções humanas, planetas, estrelas e outros objetos celestes.

A interface do aplicativo permite que o usuário navegue rapidamente, aumentando ou diminuindo o zoom, entre diferentes objetos. Para crianças, torna-se uma experiência com potencial educativo.

Ao clicar em cima dos itens, aparece uma explicação sobre o que é junto com fatos divertidos. Por exemplo, o texto sobre o Tiranossauro Rex lembra que o reinado dos dinossauros na Terra foi cerca de mil vezes mais longo do que o período em que os humanos habitam o planeta.

 

O aplicativo foi criado conjuntamente pelo canal do YouTube “Kurzgesagt – In a Nutshell” (veja acima), que transmite vídeos ilustrados sobre tópicos científicos, e o site Wait But Why, que apresenta debates variados de um maneira bem-humorada. Um dos fundadores do Wait But Why, Tim Urban, publicou recentemente um post sobre as diferentes escalas das coisas.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio