Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 16 de abril de 2024

9 de abril de 2020|

Fiocruz revela imagens que mostram o exato momento da infecção do novo coronavírus em célula

Imagens mostram o exato momento da infecção do novo coronavírus em célula Registro em microscopia eletrônica de transmissão, inédito no Brasil, foi produzido durante estudo sobre replicação viral

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]
Virus do Covid-19 (mancha escura) penetrando célula – foto Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz.

 

Imagens de microscopia eletrônica de transmissão produzidas pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) mostram, em detalhe, o momento exato em que uma célula é infectada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Para o registro da imagem, foi usada a infecção em células de linhagem Vero, frequentemente utilizada para ensaios in vitro.
A reprodução das imagens está autorizada mediante citação completa da fonte: Débora F. Barreto-Vieira/IOC/Fiocruz.

Em outro registro, é possível identificar diversas partículas do novo coronavírus tentando infectar o citoplasma da célula, onde pode ser visualizado o núcleo, responsável por guardar o material genético da célula. Em uma terceira imagem, partículas virais podem ser observadas dentro do interior da célula.

 

Partículas virais no interior de célula
Coronavírus tentando infectar o citoplasma da célula, onde pode ser visualizado o núcleo

O registro, inédito no Brasil, foi obtido durante estudo que investiga a replicação viral do SARS-CoV-2, conduzido pelos pesquisadores Débora Barreto e Marcos Alexandre Silva, do Laboratório de Morfologia e Morfogênese Viral, e Fernando Mota, Cristiana Garcia, Milene Miranda e Aline Matos, do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo.

 

 

 

LEIA MAIS EM ‘NOTÍCIAS DO DIA’
– o boletim diário da Fepesp

 

STF proíbe governo Bolsonaro de contrariar ações de estados contra pandemia
Rede Brasil Atual; 09/04
https://bit.ly/2yMGsu8

O governo Bolsonaro não pode contrariar ações de estados e municípios de combate à pandemia de coronavírus sobre quarentena e isolamento social, incluindo atividades de ensino, comércio e circulação de pessoas. A determinação é do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em medida cautelar concedida nesta quarta-feira (8) em ação apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A OAB pediu ao STF o reconhecimento e a legitimidade de estados e municípios na adoção de medidas restritivas durante a pandemia. A entidade argumentou que o governo federal “nem sempre tem feito uso adequado das prerrogativas que detém para enfrentar a emergência de saúde pública, atuando constantemente de forma insuficiente e precária”.

 

Artigo: Uma poção milagrosa de bolsonarismo na veia
Valor Econômico; 09/04
https://bit.ly/2RmBquG

Por Maria Cristina Fernandes: “Com a pregação pela hidroxicloroquina, presidente parece ter uma saída ao alcance das mãos, mas é apenas o atalho para o fim da quarentena e o caos social”.

 

Ministério da Saúde já mandou 500 mil comprimidos de cloroquina a estados
Folha de S. Paulo; 09/04
https://bit.ly/2UVSLNq

O Ministério da Saúde distribuiu 500 mil comprimidos de cloroquina entre estados do Brasil. A decisão foi no dia 27 de março, antes da discussão sobre o uso do remédio chegar ao atual nível de politização.

A recomendação da pasta autoriza a utilização do medicamento em casos críticos e graves (internados que não estejam ainda intubados). A maioria dos secretários estaduais decidiu adotar a droga, segundo o presidente do conselho que reúne os representantes da Saúde do país.

 

Covid-19: suecos param o uso da cloroquina após efeitos colaterais
Olha Digital; 08/04
https://bit.ly/2XlvVQJ

Hospitais na região sueca de Västra Götaland pararam de administrar o medicamento antimalárico cloroquina aos pacientes com coronavírus após relatos de efeitos colaterais adversos. Cãibras e perda de visão periférica são os principais sintomas. Ainda é muito cedo para saber se tais medicamentos antimaláricos são suficientemente eficazes para tratar a Covid-19.  Opiniões divergem em todo o mundo, enquanto testes clínicos tentam encontrar a solução para travar a pandemia.

 

Para receber diariamente o boletim ‘Noticias do Dia da Fepesp no seu inbox:
– clique aqui e envie um ‘oi’ para imprensa@fepesp.org.br e será incluído na lista

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio