19 de setembro de 2019| , ,

Educação e Democracia: um debate necessário

Luiz Carlos de Freitas, da Unicamp, participa do Diálogos Fepesp em palestra-debate sobre o estado da nossa educação

A Federação dos Professores do Estado de São Paulo retoma o Diálogos Fepesp nesta terça-feira, 24/09, em uma importante palestra e debate com o professor Luiz Carlos de Freitas. Seu tema Educação e Democracia.

A palestra será realizada no auditório do Sinpro SP (Rua Borges Lagoa, 170 – Vila Clementino, em São Paulo), a partir das 10h. A gravação do encontro será veiculada na TV Fepesp.

Luiz Carlos de Freitas: a educação pública em um momento em que está em risco a democracia no país

Luiz Carlos de Freitas é professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas – Unicamp, com pós doutorado em Educação pela USP, ex-diretor da Faculdade de Educação da Unicamp e, em duas gestões, foi coordenador do LOED, grupo de pesquisa em avaliação educacional. Atualmente é professor colaborador da Faculdade de Educação da Unicamp e autor do blog Avaliação Educacional (veja aqui).

Autor de diversas obras sobre avaliação educacional e sobre a privatização da Educação.

Em seu novo livro, A Reforma Empresarial da Educação- nova direita, velhas ideias, pela editora Expressão Popular, foi escrito em um momento em que as políticas ultra-liberais e antissociais atingem o Brasil e – nesse contexto – afetam profundamente a educação brasileira (saiba mais sobre o livro aqui).

A palestra-debate Educação e Democracia ocorre em um momento em que a democracia no Brasil está em perigo, assim como a educação pública. Para Freitas a privatização da Educação Básica se dá em várias formas quer na administração privada da escola pública – como na proposta de educação domiciliar (‘home schooling‘), na ideia de distribuição de vouchers para custear o ensino privado, entre outras. É preciso, pois, defender a escola pública com gestão pública, como será abordado em sua palestra.

Resistir é preciso e o conhecimento nos oferece ferramentas para nossa unidade e luta.

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio