Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 28 de maro de 2024

24 de abril de 2020

DIANTE DA INCERTEZA, UM PORTO SEGURO

Temos todos que nos preparar, nos próximos dias, semanas, para como irá se desenrolar a vida de cada um de nós

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

 

Há um acúmulo de incertezas. Nossa saúde, os cuidados para se prevenir contra a contaminação, a forma como nos reunimos para educar, como será nossa nova rotina quando a emergência sanitária for abrandada – quando será isso?  Como voltaremos ao normal e o que será ‘normal’ nesse novo mundo criado pela expansão de um vírus?

 

Para os educadores os prazos se alongam no calendário, agora já avançando para um retorno a algumas aulas a partir de julho. Algumas das práticas de educação fora da sala de aulas deverão se estender pelo ano, não propriamente como educação a distância mas como educação sem a presença de alunos e mestres no mesmo espaço físico e do jeito que der para alguma aula ser dada, com a sua qualidade e eficácia variando de acordo com o empenho e a estrutura disponíveis a cada um.

 

Mas se isso se resolve, de alguma forma e em algum tempo, seja com a medicina, seja com a pedagogia, ainda temos que enfrentar o susto do que irá ser de nosso país com a iniquidade instalada no que deveria ser um governo federal.

 

O presidente, ao provocar o afastamento do que pretendia ser seu atestado de bons antecedentes para o exercício do mandato, foi encoberto por graves acusações que vão da prosaica mentira em documento oficial à tentativa de acobertar crimes sob investigação pela Policia Federal a mando da Corte maior do país. Seu outro pilar de sustentação, na economia, vira peça decorativa quando seus planos nada resolvem, nada prometem e são virados do avesso pelo militar de plantão no segundo escalão.

 

Nunca em nossa vida vivemos essa provação. O que teremos lá na frente deverá ser um país reconstruído desde os detalhes de nossa rotina diária até a forma como nos enxergamos como Estado.

 

Só temos, como apoio para o novo futuro, uma certeza: a solidariedade que nos une, a empatia que sentimos por colegas, a organização que construímos, o porto seguro em nossa defesa que é a nossa união no sindicato.

 

.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio