Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 23 de abril de 2024

6 de dezembro de 2019

Conhece o professor Milton Santos?

.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]
Vem da Academia Brasileira de Ciência vídeo bastante informativo sobre Milton Santos – advogado de formação mas professor por devoção, que levou o estudo da geografia à compreensão de como questões sociais, políticas e econômicas se relacionam em nossa realidade. O vídeo foi publicado nesta quarta-feira, 04/12, e é reproduzido no pé deste artigo.
 
Por seu espírito crítico, Milton Almeida dos Santos, seu nome completo, foi preso e exilado durante a ditadura militar (1964 – 1985). Quando voltou ao Brasil, em 1979, lançou o clássico ‘O Espaço Dividido’, sobre subdesenvolvimento e geografia urbana
 
Uma dica – foi o único intelectual da América Latina a receber o premio Vautrin Lud, em 1994, considerado mundialmente como o Nobel da Geografia.
Globalização solidária –  Em seus últimos livros, Milton Santos tratou da globalização. Ele abordou seus aspectos econômicos, analisando o papel das empresas na internacionalização do capital, mas também os fluxos financeiros e suas implicações na cultura local. O geógrafo brasileiro teorizou e criticou sobre estes aspectos do mundo contemporâneo, propondo, ao final de sua vida, uma globalização solidária, baseada em outros valores que a da hegemônica. Estas idéias são tratadas em um diálogo com autores que também estudaram a globalização e suas conseqüências, explica o professor Wagner Costa Ribeiro, do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (veja mais aqui).

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio