Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 04 de fevereiro de 2023

17 de janeiro de 2023

Anote: todos os feriados de 2023

Ao todo, 2023 tem 12 feriados, sendo que nove deles serão prolongados e caem na quinta, sexta ou segunda-feira. A cidade de São Paulo ainda tem o 25 de janeiro como data de sua fundação, fefriado locval.

 

História: 15 de Outubro, Dia do Professor

A data escolhida para comemorar o dia do professor faz referência ao dia 15 de outubro de 1827 quando Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil, chamada de “Escola de Primeiras Letras”, e através desta norma todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.

O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.

A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.

A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

O Decreto define a razão do feriado:

“Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro desde 1994, quando a data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Recomendadas para você

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio