9 de abril de 2019| , , ,

Adeus ao pacto social de 1988?

Entrevista exclusiva com Eduardo Fagnani: “O que está em jogo aqui e agora, ou o projeto oculto, é a implantação do chamado ultraliberalismo no Brasil, o que vai servir para acabar com o pacto social firmado pela Constituição de 1988. É isso”.

da Revista GIZ; 05/04

Se dúvidas havia, a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, em audiência realizada na quarta-feira, 03 de abril, serviu para desnudar por completo as perversidades ultraliberais que a proposta de mudanças no sistema de seguridade apresentada pelo governo Jair Bolsonaro pretende consagrar, ao abandonar qualquer perspectiva de proteção social, condenar milhões de trabalhadoras e trabalhadores a morrer sem se aposentar (principalmente os mais pobres) e transformar o sistema de previdência em mais uma mercadoria.

 

Atento a esse debate e um dos principais estudiosos do tema no país, Eduardo Fagnani (foto), economista e professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), sugere que, para além dos detalhes técnicos da proposta, evidentemente relevantes, o debate se concentre também nos significados políticos mais amplos das mudanças.

Para Fagnani, o projeto apresentado pelo governo federal representa o sepultamento do chamado pacto social estabelecido pela Constituição de 1988, não por acaso também conhecida como “Constituição Cidadã”.

“Não há novidade no projeto de implantação do neoliberalismo no Brasil. Houve uma pausa nesses ataques entre o segundo governo Lula e o primeiro governo Dilma, mas a elite econômica sempre quis romper com o pacto social que a impede de agir sem qualquer tipo de freio ou controle”, analisa o especialista.

 

Leia a entrevista completa na regista GIZ, do Sinpro SP, aqui: https://bit.ly/2UpoSpX

 

Veja também, na TV Fepesp: a Previdência está mesmo quebrada?
Uma entrevista com o economista Eduardo Fagnani, aqui.

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio