13 de agosto de 2018

O Negócio da Educação, o livro da Fepesp

‘A aventura das universidades privadas na terra do capitalismo sem risco’: Você não pode deixar de ler o mais completo relato sobre o processo de mercantilização da educação superior no Brasil – clique no link abaixo e acesse o livro no formato e-book.

A educação superior privada no Brasil tornou-se um grande negócio.

Desde que o governo passou a financiar as mensalidades de quem busca um diploma, através do FIES, as notícias de Educação saíram das páginas especializadas em Ensino e passaram a ser assunto para as áreas de Finanças.

E junto com as atualizações sobre vendas de instituições de ensino ou suas incorporações, fusões, ações negociadas em bolsas e até mesmo investigações antitruste, surgem detalhes sobre a farra que se faz com dinheiro público: o governo financia vagas no atacado, pagando por elas preço de vitrine, sem desconto.

O FIES é um grande programa de inclusão social. Através dele milhões de estudantes tiveram acesso à educação superior. Mas foi mal operacionalizado e desvirtuado em seu curso, com aproveitamento brutal das empresas de educação.

Este livro conta como essa história se desenvolveu nas últimas décadas. Como se deu esse negócio? Qual seu efeito na qualidade do ensino? Estamos formando gente para sustentar o crescimento da Nação? As respostas estão em dez artigos importantes e exclusivos para O Negócio da Educação.

 

Leia, ou baixe o livro completo neste link:

O Negócio da Educação
o livro completo aqui

 

 

 

 

Estes são os artigos tratados no livro:

Os tortuosos caminhos de uma mina de dinheiro Celso Napolitano

A financeirização da economia e suas consequências para a educação superior no Brasil Romualdo Portela de Oliveira

Explosão e implosão do Fies: Como o ensino superior privado virou o centro dos gastos com educação do governo federal Rodrigo Burgarelli

Crescimento dos grupos educacionais de capital aberto (2010-2014) José Garcez Ghirardi e Guilherme Forma Klafke

Expansão com ajuda do Estado – Análise econômico financeira: Empresas Abertas do setor de Educação Oscar Malvessi

Autonomia da Universidade no Brasil. Que história é essa? J.S.Faro

Prouni sob balanço: avanços e limites à luz de experiências estudantis na cidade de São Paulo Wilson Mesquita de Almeida

A privatização dos processos pedagógicos: grupos editoriais e os negócios na educação básica Theresa Adrião

Expansão do ensino superior privado a partir dos anos 1990: educação mercantil e precarização do trabalho docente Andrea L. Harada Sousa e Evaldo Piolli

 

Assista agora, na TV Fepesp:

 

Leia aqui a resenha de O Negócio da Educação

Os comentários estão desativados.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio