Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 24 de abril de 2024

29 de outubro de 2019

29/10 – Sistema S pode ser poupado em PEC da desvinculação, para que serve a nota do Enem, greve no Colégio Metodista, e mais.

.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

O programa da semana da TV Fepesp discute a crise na educação e quais os caminhos para o enfrentamento. Compartilhehttps://youtu.be/XprH9TDySQc.

 




ABC: Greve no Colégio Metodista alcança 80%
SinproABC; 28/10
http://bit.ly/32XokYL

A greve dos professores e professoras do Colégio Metodista atingiu nesta segunda-feira cerca 80% de adesão. O clima na manhã era de forte mobilização. O comparecimento de pais, mães e estudantes foi abaixo da média. No entanto, um grupo alunos que foi até o Colégio retornaram com os próprios pais e outros, no entanto, se mostraram indignados com a falta de avisos da escola. O SinproABC – Sindicato dos Professores do ABC entregou a notificação à Metodista na sexta-feira e junto com os professores decidiu que a paralisação iniciaria segunda-feira em respeito às atividades extra classe dos alunos. O SinproABC em carta aberta aos pais de alunos descreveu detalhadamente os motivos pelos quais a greve foi a alternativa escolhida.

 

SinproSP: o que muda nas aposentadorias das professoras e professores
SinproSP; 28/10
http://bit.ly/34cknj6

Novas regras são difíceis de entender e pra ajudar, o SinproSP organizou o conteúdo em quatro grupos: aposentadorias das professoras e dos professores de educação básica e também das mulheres e dos homens, que valem para quem leciona no ensino superior.

 


Sorocaba: Sinpro convoca docentes da FADI-Sorocaba para assembleia
Sinpro Sorocaba; 28/10
http://bit.ly/2NldvsX

Professoras e professores que lecionam na FADI-Sorocaba têm assembleia na próxima quinta-feira, 31/10.

 


Campinas: inscrições para Colônia
de Férias começarão dia 04 de novembro
Sinpro Campinas; 28/10
http://bit.ly/2BPNyME

As inscrições para os professores que desejarem passar a temporada do fim de ano na Colônia de Férias do Sinpro, em Caraguatatuba, começarão dia 04 de novembro e vão até 03 de dezembro. O benefício é exclusivo para professores sindicalizados. Para realizar as inscrições basta mandar um e-mail para recepcao@sinprocampinas.org.br com nome completo e telefone. Caso haja uma procura maior do que quarto disponíveis, o Sindicato fará sorteio, dia 04 de dezembro, e entrará em contato com os beneficiados.

 

 


Deputado estuda poupar Sistema S
em PEC que muda gatilhos da regra de ouro
Valor Econômico; 29/10
http://bit.ly/2WnZrTr

“Parlamentares me trouxeram o incômodo porque os recursos do sistema S não pertencem ao Orçamento da União”, afirmou João Roma (PRB-BA), que apresentará parecer favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do acionamento de gatilhos da chamada regra de ouro das contas públicas.

 

 



Para que serve a nota do Enem?
Fepesp; 28/10
http://bit.ly/2JvX63s

Enem 2019: exame pode ser usado em programas de acesso ao ensino superior como Sisu, Prouni e Fies. Saiba como cada um funciona.

 

Pequeno guia sobre o professor das universidades no Brasil
Observatório do Conhecimento; 25/10
http://bit.ly/2BSr0Lh

O Observatório do Conhecimento publica este pequeno guia sobre a realidade dos professores universitários no Brasil. Nosso objetivo é combater mitos e mentiras que são disseminadas nas redes e por autoridades que deveriam zelar por aqueles que são os principais responsáveis por fazer das universidades públicas as melhores do país.

 

 


Abaixo-assinado: pelo fim do assédio do CREF
aos professores e professoras de Educação Física
Carlos Giannazi; 28/10
http://bit.ly/2PuqcnK

A prática de exigência de filiação obrigatória e pagamento de anuidade pelo CREF aos professores de Educação Física do ensino básico das redes públicas e privada, para que possam exercer a sua profissão, é uma afronta inaceitável à LDB e à dignidade dos profissionais. Giannazi já ganhou uma batalha parecida a essa contra a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB). O Deputado provocou uma ADIN no STF e ajudou a libertar os músicos do pagamento obrigatório de anuidade. Assine: http://bit.ly/2WlXZ3S.

 

Campinas: Câmara declara Paulo Freire patrono da educação
A Cidade On; 28/10
http://bit.ly/2MVkGZB

Por 17 votos a 11, os vereadores de Campinas aprovaram, na noite desta segunda-feira (28), o projeto de lei que declara Paulo Freire o patrono da educação na cidade. O autor da proposta é o vereador Carmo Luiz (PSC). Ele justifica o projeto dizendo que Freire já é o patrono da educação nacional e também da cidade de São Paulo. “É um dos intelectuais mais notáveis da pedagogia mundial. Ele defendia uma educação libertadora e crítica. Defendia que as pessoas deveriam ter consciência de sua condição social para não serem subjugadas pelos poderosos”, disse Carmo Luiz na tribuna.

 

Artigo | A desvinculação dos recursos da educação
O Globo; 28/10
https://glo.bo/2pZKV8s

Por Antônio Gois: Aprovada a reforma da Previdência, o ministro da Economia, Paulo Guedes, de novo dá indícios de que o governo apresentará uma Proposta de Emenda Constitucional ao Congresso para acabar com a vinculação orçamentária de recursos para a saúde e educação. Um dos argumentos de economistas que defendem a medida é que as regras atuais estariam engessando, de forma excessiva, o poder de gestores dos executivos federal, estaduais e municipais de redirecionarem recursos públicos para outras áreas e ajustarem contas públicas.

 

 


5 livros para quem quer conhecer mais sobre a história do Chile
Jornal Nexo; 27/10
http://bit.ly/2MZjQvb

A historiadora e pesquisadora Joana Salém Vasconcelos recomenda cinco obras para se aprofundar na história recente do Chile – que em outubro de 2019 passa por processo de convulsão social. Desde os anos 1990, se dissemina a ideia de que existe um “modelo chileno” de capitalismo bem-sucedido. Por sua estabilidade política e indicadores de crescimento econômico, o país foi associado a um neoliberalismo que deu certo. No entanto, existem fartas razões para considerarmos que o modelo chileno não é propriamente um bom exemplo.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio