Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 28 de maro de 2024

29 de maio de 2019

29/05 – As expectativas e pautas do ‘30 de Maio’, PNE tem 80% das metas estagnadas, AGU pede que STF libere polícia nas universidades, e mais.

.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

TODOS NA PORTA DO TRT, HOJE
A audiência de instrução e conciliação do Dissídio Coletivo dos Sinpros Guarulhos, Santos, São José do Rio Preto e São Paulo acontecerá hoje, quarta-feira, às 14h, no Tribunal Regional do Trabalho em São Paulo (Rua da Consolação, 1272). Saiba mais: https://bit.ly/2PSy5ll

 

 


‘Vão ter que ouvir cada estudante gritando:
Não vai ter corte na Educação’
Rede Brasil Atual; 28/05
http://bit.ly/2JJXTj8

A presidenta da União Estadual dos Estudantes (UEE) de São Paulo, Nayara Souza, diz que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) subestima a capacidade dos estudantes ao chamá-los de  “idiotas” e “inocentes úteis”. As reações às manifestações contra os cortes na Educação ocorridas no último dia 15,  que mobilizaram mais de um milhão de pessoas, e às convocações para novos protestos na próxima quinta-feira (30). Nayara diz que os estudantes também vão protestar contra a chamada “reforma” da Previdência do governo Bolsonaro. De acordo com ela, ao contrário do senso comum que diz que questões ligadas à Previdência são “coisa de gente velha”, o tema é de interesse prioritário da juventude, que verá o sonho da aposentadoria ficar cada vez mais distante caso a proposta seja aprovada. “Não queremos cortes, e queremos aposentadoria. Queremos um futuro de perspectivas e oportunidades.”

 


Manifestações dos estudantes são pela Educação,
afirmam entidades
Estadão; 29/05
http://bit.ly/30TWdc4

Após os atos de domingo em apoio à gestão Jair Bolsonaro, as entidades estudantis afirmaram que os protestos convocados para esta quarta-feira, 30, em 150 municípios de 20 Estados não são contrários ou favoráveis ao governo federal, mas em defesa da Educação. A União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Secundaristas (Ubes), as duas maiores organizações representantes de alunos do País, defendem que não se crie oposição direta entre as manifestações.

 


Entidades do Fórum Nacional Popular da Educação
vão reforçar atos do dia 30
Blog do Esmael; 27/05
http://bit.ly/2XczN3z

As entidades que compõem o Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE) vão apoiar e participar das mobilizações em defesa da educação e contra a reforma da Previdência, convocadas pelos estudantes para a próxima quarta-feira, 30 de maio, em todo o país.

 



Plano Nacional de Educação
está com 80% das metas estagnadas, diz estudo
G1; 27/05
https://glo.bo/2QvcNdP

As metas do Plano Nacional de Educação (PNE), estão sob risco de não serem cumpridas diante do cenário de redução de verbas para a área, aponta estudo divulgado nesta segunda-feira (27). Entre as 20 metas, 16 estão estagnadas e 4 tiveram cumprimento parcial, afirma Andressa Pellanda, coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, responsável pelo estudo.

 

Novas escolas particulares de baixo custo
atraem alunos da classe C
R7; 28/05
http://bit.ly/2I4IXck

Fortalecimento da classe C antes da crise econômica. Redução de poder aquisitivo das faixas média e média alta nos últimos cinco anos, forçando pais a matricular os filhos em colégios particulares mais baratos. E um histórico espaço de mercado gerado pelo sonho de milhões de famílias de transferir seus filhos de escolas públicas para particulares em busca, sobretudo, de segurança e qualidade de ensino. Esses fatores incentivaram gigantes e investidores na área educacional a iniciar a ocupação de um novo nicho de mercado do setor no País: o de escolas low cost, ou baixo custo, direcionadas prioritariamente à classe C.

 

 


AGU defende no STF entrada de agentes públicos
em universidades para coibir propaganda eleitoral
MIgalhas; 28/05
http://bit.ly/2Kc25HV

A AGU encaminhou manifestação ao Supremo na qual defende a possibilidade de juízes autorizarem a entrada de agentes públicos em universidades para coibir a propaganda eleitoral irregular. A manifestação se deu no âmbito da ADPF 548, ajuizada pela PGR. Em outubro de 2018, o plenário do STF referendou, na ação, liminar deferida pela ministra Cármen Lúcia, que suspendeu os efeitos de atos judiciais e administrativos que determinaram o ingresso de agentes públicos em universidades públicas e privadas a fim de coibir a propaganda eleitoral irregular.

 

‘Professor não pode atuar como militante’, diz ministro da AGU
sobre pedido para STF liberar polícia nas universidades
G1; 28/05
https://glo.bo/2WzQ2dU

O advogado-geral da União, André Mendonça, disse ao blog nesta terça-feira (28) que o órgão solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para que sejam realizadas operações policiais dentro de universidades por uma posição “técnica”. Segundo Mendonça, a iniciativa visa coibir “viés ideológico” de professores em ambientes públicos.


Unesp libera gratuitamente para download
cadernos de cursinho pré-vestibular
Jornal da Franca; 21/05
http://bit.ly/2YSv0ov

C​omo parte do projeto “Cursinhos Pré-Universitários da Unesp”, organizado e desenvolvido pela Universidade desde o ano de 1987, a  Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex) mantém disponível para download em sua página, em formato digital, sete cadernos destinados para estudantes em fase de preparação para vestibulares. O objetivo do projeto é proporcionar oportunidade de educação às populações em condições de vulnerabilidade social e oriundas do ensino público, colaborando assim com a inclusão desses grupos sociais no ensino superior.

 




Sinpro Itajaí e Região:
Fechada Convenção Coletiva de Trabalho 2019-2020
Contee; 28/05
http://bit.ly/2KbXBRw

O Sinpro Itajaí e Região fechou a Convenção Coletiva de Trabalho 2019-2020 junto ao Sinepe. Em meio à instabilidade gerada pela reforma trabalhista, a qual fere inúmeros direitos dos trabalhadores e com incertezas jurídicas, o norte da negociação 2019, portanto, foi pela manutenção dos direitos conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho.

 

No RS: Após paralisação por atrasos de salários,
funcionários do Instituto Metodista (IE) aguardam posição da rede
Rádio Uirapuru; 28/05
http://bit.ly/2wsGcMq

Todos os mais de 50 colaboradores do Instituto Educacional Metodista (IE) de Passo Fundo, entre professores e funcionários, paralisaram as atividades ao longo dessa terça-feira (28) por conta de atrasos nos salários. Com este contexto, cerca de 300 alunos não tiveram aulas ontem. O grupo alega que desde janeiro, os vencimentos são pagos com mais de 20 dias de atrasos. O salário do mês de abril, segundo os professores, ainda não foi depositado.

 

 


OMS inclui síndrome de ‘burnout’ na lista de doenças
O Globo; 27/05
https://glo.bo/2KbbBLj

O esgotamento profissional, conhecido como síndrome de “burnout” , foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS) . A lista é baseada nas conclusões de especialistas de todo o mundo e é utilizada para estabelecer tendências e estatísticas de saúde.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio