Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 28 de junho de 2022

27 de fevereiro de 2020

27/02 – a defesa do Estado de Direito, autonomia universitária, crédito para curso técnico – e mais.

.

CAMPANHA SALARIAL 2020
É AMANHÃ: ASSEMBLEIA SESI/SENAI
EM DEFESA DO ACORDO COM TODOS DIREITOS!A defesa das nossas propostas – e dos direitos que já estão nos acordos coletivos – vai depender da nossa mobilização e da participação de todos na assembleia desta sexta-feira, dia 28. O ponto será abonado, com o atestado de participação fornecido pelo sindicato ao final da assembleia.
Saiba mais, incluindo horários e locais das assembleias, aqui: http://bit.ly/2uQdat4 

 

Centrais sindicais exigem providências para resguardar o Estado de Direito
Valor Econômico; 27/02
http://bit.ly/2Top5qh

Presidentes e representantes de centrais sindicais divulgaram nota nesta quarta-feira para repudiar a informação de que o presidente Jair Bolsonaro disparou por meio do seu WhatsApp uma convocatória para uma manifestação contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), a ser realizada em todo país no dia 15 de março.

Com esse ato, segundo os sindicalistas, o presidente ignora a responsabilidade do cargo que ocupa pelo voto e age, deliberadamente, de má-fé ao apostar em um golpe contra a democracia, a liberdade, a Constituição, o país e as instituições.

 

A criminalização do magistério para obscurecer o pensamento crítico
Contee; 22/02
http://bit.ly/2Top5qh

Em resumo, tanto as tentativas de se implementar Leis da Mordaça quanto as outras estratégias para criminalizar os docentes estão, para repetir as palavras da procuradora, “na contramão dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, especialmente os de ‘construir uma sociedade livre, justa e solidária’ e de ‘promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação’”.


MEC divulga resultado do Fies 2020
G1; 27/02
https://glo.bo/3a7ize7

Os resultados para o 1º semestre de 2020 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) foram divulgados – com atraso – na noite desta quarta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o primeiro semestre, foram ofertados 70 mil contratos a juro zero. Já no segundo semestre de 2020, serão oferecidos 30 mil novos contratos. Para o P-Fies não há limite pré-estabelecido de vagas.


16 sites de pesquisa acadêmica que farão você esquecer do Google
Blog Bibliotecas; 27/02
http://bit.ly/394RGXX

[Além do Google], há outros buscadores que apresentam conteúdos confiáveis e úteis para a sua pesquisa. Muitas bibliotecas disponibilizam a informação que você precisa sem qualquer tipo de interesse econômico. Há também uma infinidade de sites de busca acadêmica, bancos de dados científicos, portais científicos e publicações eletrônicas disponíveis livremente. Conheça algumas:


Opinião: Governo federal ameaça a autonomia universitária
Folha de S. Paulo; 25/02
http://bit.ly/32yZkY9

Por Renato Janine Ribeiro: “A MP 914 acaba com a autonomia dos 38 institutos federais de ciência e tecnologia na escolha de seus dirigentes. Pela lei que os criou, eles elegem diretamente reitor e diretores. Pela MP, passam a se subordinar à lista tríplice, isto é, de novo o presidente da República pode escolher o menos votado para dirigir o instituto.

O problema fica mais grave porque este ano serão renovados mais de 30 mandatos de reitor, entre universidades e institutos. A medida provisória tem validade por 120 dias, não sendo computado neste prazo o período de recesso.”


Curso superior poderá aproveitar crédito de aluno na educação profissional técnica
Câmara dos Deputados; 26/02
http://bit.ly/2Id69Wl

O Projeto de Lei 6494/19 permite que as instituições de ensino superior aproveitem os créditos obtidos por estudante na educação profissional técnica na modalidade presencial, sempre que o curso técnico e o superior forem de áreas afins, até o limite de 400 horas/aula. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

 

USP libera na íntegra aulas de 27 disciplinas de graduação e pós-graduação
Guia Ensino; 22/02
http://bit.ly/395I2oe

A USP acaba de lançar um Canal no YouTube com 27 disciplinas de graduação e pós-graduação. Cada disciplina conta com uma sequência de vídeos totalizando mais de 1.000 vídeos explicativos.

 

IR 2020: Quem pode ser incluído como dependente na sua declaração
UOL; 24/02
http://bit.ly/2TosRja

A inclusão de dependentes na declaração do Imposto de Renda 2020 dá um abatimento no cálculo do imposto a pagar, no valor de R$ 2.275,08 para cada dependente. Além disso, o contribuinte pode incluir na declaração as despesas com saúde, educação e previdência privada feitas pelos dependentes. Essas despesas são abatidas do montante do imposto a pagar ou aumentam o valor a restituir.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio