Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 02 de outubro de 2022

21 de abril de 2020

21/4 – governo perde feio na MP 905, escolas devem avisar sindicato sobre acordos individuais, diretora da Capes cai fora, as startups de Educação – e mais

.



Recado importante, na TV Fepesp: com a Medida Provisória 936 o governo permitiu que as empresas façam propostas de redução de jornada e salário. Mas não é qualquer proposta que serve – e a escola tem sempre que comunicar o sindicato. Para sua segurança, e para preservar os seus direitos, não espere pela escola – avise imediatamente o Sindicato quando receber qualquer proposta.
Assista agora, compartilhe:   https://youtu.be/Phe97gbj4-c

 



Pacote ‘verde amarelo’ não resolveu desemprego e não aguentou pressão geral
Fepesp; 20/04

http://fepesp.org.br/noticia/pacote/

oi com grande fanfarra que o governo apresentou, em novembro do ano passado, o que julgava ser um remédio milagroso contra o desemprego no país era a MP 905, do pacote verde amarelo.

 

Verde-amarela seria a carteira de trabalho do empregado sem direitos, sem garantia e sem benefícios. Como medida provisória, esse embrulho verde-amarelo tinha prazo para ser aprovado pelo Congresso, 120 dias, como toda medida provisória. E não foi. O governo, então, teve que reconhecer sua derrota. Não pagou para ver. Amarelou, e preferiu revogar pacote.

 

Foi vitória nossa. Desde o primeiro dia, alertamos para a precariedade do pacote. Resistimos. Fizemos pressão no Congresso. E derrotamos essa tentativa de precarizar nosso trabalho.

 

 

Governo perde e desiste de MP do contrato ‘verde e amarelo’, que será parcialmente reeditada
Rede Brasil Atual; 20/04
https://bit.ly/2XXirej

O governo perdeu a batalha do “contrato de trabalho verde e amarelo”. No último dia para votação da Medida Provisória (MP) 905, sem força para garantir votação e aprovação, Jair Bolsonaro decidiu revogar o projeto, que será reeditado. De acordo com a presidência do Senado, que divulgou a informação, o Executivo irá “reeditar suas partes mais relevantes”. Além disso, as empresas continuam obrigadas a enviar cópia dos acordos individuais aos sindicatos, independentemente da faixa salarial.

A dúvida que surge é sobre a reedição. De acordo com a Agência Senado, no entendimento da Mesa não há empecilho, porque o texto original foi editado na sessão legislativa passada, em 2019. Há decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que veda reedição de MP no mesmo ano da conversão em lei ou rejeição pelo Congresso. “A decisão da ministra Rosa Weber determina que só poderá ser editada uma medida provisória com o mesmo teor na próxima sessão legislativa. Não está escrito ‘um ano’, está escrito ‘na próxima sessão legislativa’”, disse Alcolumbre.

 

Bolsonaro quer reabrir escolas militares a partir da próxima semana
Folha de S Paulo; 20/04

https://bit.ly/2VK3865

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta segunda-feira (20) que quer reabrir as escolas militares a partir da semana que vem.

 

Ele conversou sobre o assunto com o governador Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, onde há uma escola do Exército, além de escolas cívico-militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.


Diretora de avaliação da Capes pede demissão após atritos com governo Bolsonaro
Folha de S Paulo; 20/04

https://bit.ly/2xOXiIx

A diretora de Avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Sônia Nair Báo, pediu demissão do cargo por causa de desgastes com a presidência do órgão com as intervenções do MEC (Ministério da Educação).

O cargo que era ocupado por Bao é um dos mais relevantes da Capes, responsável pela política de avaliação dos programas de pós-graduação. A Capes é ligada à pasta comandada por Abraham Weintraub.


Conselho de secretários de Educação publica nota contra declarações de Weintraub
Estadão; 20/04
https://bit.ly/2yuSS9N

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) publicou nota contra as declarações do ministro da Educação, Abraham Weintraub, de manter o Enem em novembro, apesar da crise do novo coronavírus. A entidade alega que é necessário um ajuste no cronograma em benefício dos estudantes, especialmente os da rede pública que estão sem aulas presenciais e com dificuldade para se inscrever e pedir isenção no exame. “Entendemos também ser fundamental o adiamento das datas das provas do ENEM, para que não sejam ampliadas ainda mais as desigualdades educacionais em nosso país”, diz a nota.


Estados buscam soluções para manter período letivo
Agencia Brasil; 20/04
https://bit.ly/2Km5nHl

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) divulgou hoje (20) uma nota pública em que reitera o trabalho para encontrar soluções que permitam a manutenção do período letivo em tempos de isolamento social em função da pandemia da covid-19.


Qual é o panorama atual das startups de educação brasileiras?
Computer World; 20/04
https://bit.ly/2VPOHgZ

Mapeamento mostra que o Brasil possui mais de 400 startups de tecnologia educacional, sendo mais de 70% com soluções para o ensino básico.

Realizado entre agosto e outubro de 2019, o mapeamento compreendeu 449 edtechs ativas no Brasil, sendo a maioria (59%) localizada na Região Sudeste, com o estado de São Paulo liderando (35,1%). Em relação aos perfis, predominam soluções cujo modelo de negócio são SaaS (61%), em negócios operados por até funcionários (64,1%). Quando agrupadas pelo segmento de ensino que atendem, desde educação até aquelas voltadas ao corporativo, 48,11% focam no ensino fundamental e médio, seguido pelo ensino infantil (22,49%), cursos livres (16,93%), ensino superior (16,04%) e corporativo (13,59%).

 

 

 


O mapa que acompanha surto do coronavírus pelo mundo, em tempo real
Bing; 21/04

https://www.bing.com/covid

A Microsoft lançou nesta semana um mapa online que acompanha em tempo real o surto do novo coronavírus, conhecido oficialmente como Sars-Cov-2 ou covid-19, decretado pela Organização Mundial da Saúde como pandemia no dia 11 de março.

O mapa da Microsoft reúne informações de quantos casos estão ativos, o número de fatalidades e também os casos de recuperação para determinados locais. A ferramenta pode ser acessada aqui.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio