16 de setembro de 2020

16/09 – Covas decide hoje se abre escolas em SP, particulares estagnadas no Ideb, o cuidado com seus punhos no home office – e mais.

.

FEDERAÇÃO E SINDICATOS RECORREM EM AGRAVO
CONTRA VOLTA ÀS AULAS INSEGURA
Fepesp, Apeoesp, CPP e Afuse entram com ação civil pública na Justiça do Estado contra volta às aulas “enquanto não houver certeza quanto ao resguardo da saúde de todos os envolvidos”. Com liminar indeferida entidades de educadores recorrem a instância superior no TJ.
Leia aqui: https://bit.ly/3c7ErbE

Covas pode deixar escolas fechadas mas permitir atividades extracurriculares
Monica Bergamo; 16/09
https://bit.ly/3mpiRUB

O prefeito Bruno Covas se reúne nesta quarta (16) com técnicos da educação e da saúde para definir se as escolas da cidade reabrem ou não no dia 7 de outubro. A maior possibilidade é de que elas continuem fechadas. Mas o martelo ainda não foi batido. É possível, no entanto, que Covas permita a reabertura para atividades extracurriculares.


Ensino fundamental público melhora no Ideb e reduz abismo com rede privada, que fica estagnada
Folha de S. Paulo; 15/09
https://bit.ly/33uc5UW

Escolas particulares não conseguem alcançar meta de qualidade de ensino.

Desde 2007, a rede pública brasileira consegue superar a meta estabelecida para os anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano). Na média do país, elas passaram de 5,5, em 2017, para 5,7, no ano passado —a meta era de 5,5. Nas particulares, o índice se manteve estável em 7,1 —abaixo da meta, que era de 7,4.

Ainda assim, os dados indicam que 31% das escolas municipais, onde está a maior parte das matrículas dos anos iniciais, têm Ideb inferior a 4,9, ou seja, abaixo da meta.

 

É hoje: Ministro da Educação vai falar sobre volta às aulas na comissão da covid-19
Agência Senado; 15/09
https://bit.ly/2Fzt1S1

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, vai participar nesta quinta-feira (17) de audiência pública remota na comissão que acompanha as ações do governo em relação à pandemia. O presidente, senador Confúcio Moura (MDB-RO), informou que o ministro deverá apresentar protocolos pra a retomada das aulas presenciais. Para o presidente da Comissão de Educação (CE), senador Dário Berger (MDB-SC), é importante que o ministro, o quarto a assumir a pasta no governo Bolsonaro, esclareça as prioridades da nova gestão.


‘Enem seriado’ levará em conta notas de cada ano do ensino médio na seleção de alunos para universidades
G1; 15/09
https://glo.bo/3hFjTrY

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deu mais detalhes, nesta terça-feira (15), do “Enem seriado” (Exame Nacional do Ensino Médio). Em maio, o órgão já havia afirmado que seria mais uma forma de o estudante ingressar no ensino superior.

“Além do Enem [tradicional], teremos o Enem seriado. O aluno vai poder fazer a prova do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica] na escola e concorrer a vagas de ensino superior no Brasil inteiro”, afirmou Alexandre Lopes, presidente do Inep, durante coletiva de imprensa.

O “Enem seriado” será possível após a reformulação do Saeb. Atualmente, a prova é aplicada a cada dois anos, no 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, e no 3º ano do ensino médio. Os alunos não recebem boletins individuais de desempenho – os resultados são calculados em conjunto, para as escolas e redes de ensino. Na nova versão, a avaliação será anual, e alunos de todas as etapas escolares participarão do exame.

 

É hoje também: Sindicatos convocam assembleia geral de professores do Senac-SP
Sinpro; 16/09
https://bit.ly/35EVLDw

Todos os educadores empregados pelo Senac estão convocados para assembleia geral nesta quarta-feira, 16 de setembro, às 14h30. Por causa do isolamento social necessário em tempos de pandemia de covid-19, a assembleia será realizada por meio da plataforma Zoom. Para acessar, basta clicar neste link.

O objetivo da assembleia é analisar e deliberar sobre o “TERMO ADITIVO AO CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO PARA A PRESTAÇÃO DE TELETRABALHO E OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Acesse, por este link, o edital completo.


Engenheiros debatem projeto que fere autonomia universitária
Agência Sindical; 15/09
https://bit.ly/2ZJigTV

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de SP (Seesp) realiza quarta (16), às 17h, o debate virtual “Implicações do PL 529/2020 nas universidades paulistas”. Participam o presidente do Seesp, Murilo Pinheiro; o professor José Roberto Cardoso, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e coordenador do Conselho Tecnológico do Sindicato; e Marcelo Knobel, reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Projeto de Lei 529/2020, de autoria do governador de São Paulo, João Doria está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O PL propõe a extinção das empresas e institutos públicos, em especial, seu artigo 14 propõe recolhimento à Conta Única do Tesouro Estadual e ao fim de todo exercício fiscal, de reservas financeiras apuradas junto a autarquias e fundações do Estado de São Paulo, em particular às três Universidades Públicas e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (Fapesp), sob a equivocada alegação de se tratar de “superávit financeiro”.



Andréa Pacha, jurista e escritora
FB; 15/09
https://bit.ly/2FF4eM0

 

França fecha mais de 80 escolas em 15 dias por casos de covid-19
UOL; 16/09
https://bit.ly/33zQudJ

A França fechou mais de 80 escolas desde que o ano letivo foi retomado há 15 dias, devido à detecção de novos casos de coronavírus – disse o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, hoje, insistindo em que esses são números “baixos”. “Temos cerca de 1.200 novos casos de covid-19 entre os alunos em comparação com a semana passada”, disse Blanquer em entrevista à rede de LCI

A agência nacional de saúde pública relatou quase 8.000 novos casos nas últimas 24 horas, um pequeno declínio em relação aos mais de 10.000 casos registrados no sábado e um recorde desde o início da triagem em massa. O ministro também notou um salto no número de internações na semana passada, para 2.713 casos, dos quais 479 precisaram ir para a UTI. Embora o número esteja bem abaixo das 7.000 pessoas em tratamento intensivo no auge da pandemia, a França se prepara para uma segunda onda de casos que pode chegar neste outono (primavera no Brasil.

 

Salve os punhos: exercícios e dicas para preservar essa região tão atingida pelo home office
Rede Brasil Atual; 14/09
https://bit.ly/3hCQAq7

Os punhos sofrem. Seja digitando o teclado do computador, do notebook, do celular, ou nas atividades domésticas, essa é uma das regiões mais exigidas, principalmente em tempos de teletrabalho.

Por isso, o vídeo de hoje é totalmente dedicado aos punhos. Explicamos de forma fácil e objetiva como cuidar e evitar dores nos punhos. De dicas sobre como preservar a região quando estamos teclando até movimentos que ajudam a protegê-los.

Quais estruturas compõem os punhos? Quais movimentos essa articulação faz? E que exercícios podem ser feitos para fortalecer e alongá-los?

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio