Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 19 de abril de 2024

9 de outubro de 2019

09/10 – Câmara Federal quer reforma sindical, Kroton de olho na educação básica, MEC e o EaD no ensino técnico, tributo ao educador Paulo Freire, e mais.

.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

Outubro, mês da professora, do professor: aqui o nosso presente –
a Agenda do professor no novo aplicativo da Fepesp.
Clique aqui e saiba tudo: https://bit.ly/2IAFBhY

 

 



Deputado propõe reforma sindical
Valor Econômico; 09/10
http://bit.ly/2IyPZa6

A PEC do deputado Marcelo Ramos (PL-AM, na foto) foi construída com a concordância do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Conta ainda com a simpatia de dirigentes das três maiores centrais do país: Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e União Geral dos Trabalhadores (UGT). Segundo o texto, sindicatos passam a representar apenas quem tenha se associado a eles. A PEC acaba com a unicidade sindical, ou seja, trabalhadores e empregadores poderão constituir organizações sindicais como bem entenderem. A Constituição atual proíbe a criação de mais de uma organização sindical para uma mesma categoria profissional em um mesmo local.

 

Senado vota reforma da Previdência entre os dias 22 e 23
Diap; 08/10
https://bit.ly/2M01N7t

Encerrada a instrução na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), depois das fase de 3 sessões de discussão em plenário, a proposta segue para votação em 2º e último turno, o que deve ocorrer entre os dias 22 e 23 de outubro.

 


ABC: Sinpro amplia debate sobre BNCC
SinproABC; 08/10
https://bit.ly/2VrqRXY

Sábado pela manhã foi o dia de debate sobre as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – o BNCC e a Base Nacional Comum de Formação dos Professores. A atividade promovida pelo SinproABC – Sindicato dos Professores do ABC marca o primeiro debate sobre o tema. O evento aconteceu no mês de outubro – mês dos professores e a atividade no dia 5, marca o dia Internacional dos Professores e soma-se a outras lutas do país em defesa da Educação – como as mobilizações ocorridas dia 3.

 




Kroton: gigante se reorganiza, de olho na Educação Básica
Fepesp; 08/10
https://bit.ly/2AWNgDq

A gigante na educação privada no país – a Kroton, com mais de 1 milhão e 200 mil estudantes presenciais, 819 mil na educação a distância e outros 290 mil escolares na educação básica – quer abocanhar ainda mais no ‘mercado’ da educação. Nesta segunda-feira, 07/10, a Kroton anunciou a criação de uma holding com quatro subsidiárias, cada uma focando em fatias diferentes do mercado da educação no país.


Brasil já tem mais de 700 startups de educação
Estadão; 09/10
https://bit.ly/2IASJnE

Mais de 48,5 milhões de estudantes frequentam o ensino básico no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) – juntos, os alunos do País lotariam 617 vezes o estádio do Maracanã. Os números gigantes da educação brasileira também valem para quando o assunto são startups: hoje, o setor é o maior do País em empresas novatas de tecnologia, segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Ao todo, há 748 edtechs no País – o apelido é dado a empresas de tecnologia voltadas para educação.

 

Artigo | A financeirização da educação para até 2025
Yahoo! Notícias; 08/10
https://bit.ly/30Y8yeq

Por Ergon Cugler: Na contramão da valorização do Ensino Básico, havia, na articulação de Paulo Guedes, a preocupação calculada em remover entraves legais para a implementação de um projeto de financeirização da educação a longo prazo. Em meio à tramitação da Reforma da Previdência e do debate da Reforma Tributária, o prazo para rediscussão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) se acirra, quando nem mesmo as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) através da lei n° 13.005/2014 estão sendo cumpridas em sua totalidade e a desvinculação do orçamento da União para a educação é anunciada aos quatro ventos por Guedes.

 

Fórum permanente em defesa do Fundeb é lançado em SP
Rede Brasil Atual; 04/10
https://bit.ly/2Vpvyll

Com o objetivo de ampliar o enfrentamento à possibilidade de extinção da Lei do Fundeb, hoje uma das principais fontes de custeio da educação básica no país, parlamentares, representantes de entidades de educação e membros da sociedade civil lançam nesta sexta-feira (4), em evento das 10h às 17h, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o Fórum Permanente em Defesa do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação.


Artigo |
Homescholling e o direito à educação escolar
Pensar a Educação; 03/10
https://bit.ly/33hBBv0

Por Sandra Pereira Tosta: A escola, por mais problemas que possa apresentar frente às exigências que se coloca à educação nos dias atuais, é a instituição onde encontramos a pluralidade de culturas, os vários sentidos como ser de relações que somos. Essa realidade, em sua concretude material e simbólica, nos faz ser mais! Na luta ampla e cotidiana contra a desigualdade, pelo respeito à diferença e sua elaboração na diversidade como expressão de modos próprios de ser no mundo, que podemos e devemos recorrer à carta de Direitos Humanos. Por mais que pareça contraditório falar em diferença cultural e universalidade de direitos. Contudo é a cultura um atributo universal da humanidade, na defesa da compreensão da alteridade como afirmação da diferença do outro.

 

 


Programa do MEC para ensino técnico prevê aulas a distância
Estadão; 08/10
https://bit.ly/2VlXxCq

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira, 8, um programa voltado para ampliar a educação profissional e tecnológica, que permite aulas a distância. Batizado de Novos Caminhos, ele prevê a abertura de 1,5 milhão de vagas até 2023 e, como o Estado revelou, traz uma série de semelhanças com o Pronatec, criado por Dilma Rousseff (PT). A exemplo do programa anterior, ele prevê parcerias com o sistema S e a rede federal e faculdades privadas.

 

Vestibular: confira calendário das instituições privadas de SP
UOL; 07/10
https://bit.ly/2VrdTcL

O calendário de aplicação de provas do vestibular 2020 começa já neste mês de outubro nas universidades privadas da cidade de São Paulo. Algumas instituições paulistanas também utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 3 e 10 de novembro, como forma de ingresso.

 

 



Tributo: Paulo Freire
Sinpro Taubaté
https://bit.ly/2M0wyZT

Uma parceria dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Taubaté, Apeoesp e o Sinpro Taubaté: ‘Tributo ao educador e mestre Paulo Freire’, no dia 15/10, a partir das 17h, no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, Sindimetau (Rua Urupês, 98 – Chácara do Visconde).


Osasco: Outubro Rosa – prevenção contra o câncer de mama
SinprOsasco; 08/10
https://bit.ly/35lOCpa

Homenagem do Sinprosasco a todas as mulheres, professoras guerreiras, neste mês de prevenção ao câncer de mama.

 

Osasco: Dia das Crianças por apenas R$ 10
SinprOsasco; 08/10
https://bit.ly/2Oy42kf

Diversas atividades para divertir e entreter as crianças. Além disso, os adultos podem aproveitar a piscina e o pesqueiro. ‘Clube de Campo’ é o novo parceiro do Sinprosasco.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio