Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 29 de maro de 2024

7 de novembro de 2019

07/11 – FAT pode ser extinto, MEC quer abrir universidades para ensino básico, saúde do professor, e mais.

.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

No quinto vídeo da ótima série sobre a saúde do professor produzida pelo Sinpro Campinas, o educador físico Ronaldo Dias dá boas dicas de como sair do sedentarismo e incluir atividade física na rotina dos professores.
Confira aquihttp://bit.ly/campinas_saude_professor_serie.

 

 


Faculdade particular terá bônus de avaliação
se atender alunos da educação básica pública
Folha de S. Paulo; 06/11
http://bit.ly/34F3wpf

Instituições particulares de ensino superior poderão receber bônus na nota de avaliação federal por oferecerem espaços ociosos para alunos da educação básica da rede pública. Para o MEC, esse será um estímulo para universidades aderirem ao projeto e colaborarem com a educação básica. Projeto do governo Jair Bolsonaro (PSL), anunciado nesta quarta-feira (6), abre essa opção como forma de atender estudantes na flexibilização do ensino médio e também alunos do ensino fundamental. O plano atende sugestão de representantes do setor privado.

 

Universidades poderão oferecer atividades
a estudantes do fundamental
Agência Brasil; 06/11
http://bit.ly/2WPqSWD

Instituições de ensino superior poderão oferecer atividades para estudantes do ensino fundamental e do ensino médio. A iniciativa faz parte do programa Educação em Prática, lançado hoje (6) pelo Ministério da Educação (MEC). As universidades e faculdades que abrirem as portas para os estudantes poderão receber bônus na avaliação institucional.

 


‘Future-se’ fere o princípio da autonomia
universitária, previsto na Constituição
Rede Brasil Atual; 05/11
http://bit.ly/2qzgXbm

O ‘Future-se’, programa do governo Bolsonaro que pretende atrair recursos financeiros para as universidades públicas e institutos federais, fere o princípio da autonomia universitária previsto na Constituição. É o que defenderam representantes da educação ao criticar o programa, em audiência pública na Comissão de Educação (CE) do Senado, nesta segunda-feira (4). O conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Carlos Alexandre Netto, afirmou que o ‘Future-se‘ está inserido “no momento em que as universidades não têm recursos para fechar o ano”, apesar da possibilidade de recursos adicionais, tendo em vista o congelamento de verbas a partir de emenda constitucional de 2017, o que provocou perdas presentes e futuras.

 


Redação do Enem: a cineasta Laís Bodanzky faz a prova
UOL; 06/11
http://bit.ly/2JXPaZe

No último domingo (03), as mais de 5 milhões de pessoas que prestaram a primeira etapa da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tiveram que escrever uma redação com o tema “democratização do acesso ao cinema”. Convidamos a cineasta Laís Bodanzky para escrever sobre o assunto. “O cinema é um instrumento de cidadania, de inclusão social”, diz a cineasta.

 

 


FAT pode ser extinto ou remodelado
Valor Econômico; 07/11
http://bit.ly/36I6Ode

O governo federal poderá acabar ou reestruturar completamente o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que banca os pagamentos do seguro-desemprego e abono salarial, caso seja aprovada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue fundos públicos da União, dos Estados e dos municípios.

 

Novo pacote neoliberal de Paulo Guedes
desagrada sindicalismo de A a Z
Agência Sindical; 06/11
http://bit.ly/2NPOuWN

Outra iniciativa do governo Bolsonaro prejudica a classe trabalhadora e os mais pobres. Terça (5), o Executivo entregou ao Congresso um pacote composto de três Propostas de Emenda à Constituição – a Emergencial, a de Fundos Públicos e a do Pacto Federativo. Haverá menos investimentos em saúde, educação e precarização dos serviços públicos. O pacote do ministro Paulo Guedes cria gatilhos que impedem União, Estados e Municípios de fazer novos investimentos nos setores anunciados, autoriza reduzir jornadas e salários de servidores e acaba com reajustes de benefícios sociais com base na inflação.

 

Artigo | Drible do pacote fiscal tropeça no leilão
Valor Econômico; 07/11
http://bit.ly/2JZ4F38

Por Maria Cristina Fernandes: Durou menos de 24 horas o fôlego alcançado pelo governo com o pacote fiscal. A ausência dos estrangeiros do leilão do pré-sal ofuscou a estratégia montada pelo governo para marcar uma virada no jogo.

 


Sinpro Bauru: Primeira Semana Bauruense de Direitos Humanos
Sinpro Bauru; 06/11
http://bit.ly/33mzTZA

Você é um professor ou um gestor que desenvolve projetos e atividades educacionais, para formação de valores ético-políticos em respeito à dignidade humana? Venha para a 1ª Semana Bauruense de Direitos Humanos.

 

 


O que a compra do colégio Apoio revela
sobre os rumos da educação pública
Marco Zero; 06/11
http://bit.ly/2Cy2uzz

No dia 29 de outubro, pais, mães e responsáveis por alunos do colégio Apoio receberam por e-mail um longo comunicado em que as quatro sócias – todas professoras de formação – comunicavam que o grupo Bahema Educação iria assumir o negócio. O que interessa na venda do colégio Apoio ao grupo Bahema não é tanto o receio de responsáveis e alunos de que o a instituição mude seu projeto pedagógico. Há uma questão bem mais ampla: a compra explicita um recente movimento no mercado da educação privada que pode ameaçar o desenvolvimento da educação pública brasileira.

 

Jornal integra alunos de escolas particular e pública
Jornal da Band; 05/11
http://bit.ly/32oCKjm

Crianças de duas escolas, uma pública e outra particular, se reuniram para fazer notícia em um dos bairros com maior contraste social de São Paulo. O jornal escrito pelos alunos integra vizinhos que vivem realidades bem diferentes.

 

 



Paulo Freire: 14 livros em PDF para download
Farofa Filosófica;
http://bit.ly/2JWFvC0

Paulo Freire (1921 – 1997)  foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o atual Patrono da Educação Brasileira. Freire acredita que a educação é um ato político e não pode ser divorciado da pedagogia. Este é o princípio fundamental de sua pedagogia crítica.

 

Educação para a equidade de gênero não é ideologia,
mas questão de direitos humanos, diz juiz
Folha de S. Paulo; 07/11
http://bit.ly/2WPIO3c

A educação para a equidade de gênero não se trata de uma ideologia da esquerda ou da direita, mas de uma questão de direitos humanos. É o que afirma o juiz Ariel Nicolai Dias, presidente do Fonavid (Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher), que realiza seu 11° encontro anual nesta semana em São Paulo. É a primeira vez que o estado sedia o evento. A educação em prol do fim da violência de gênero é o tema do Fórum deste ano. Para o juiz, que trabalha na vara de violência doméstica de Foz do Iguaçu, no Paraná, ela deve ser adotada de forma ampla: nas escolas, nas universidades e nas instituições públicas. Não é apenas a criminalização e repressão de atos criminosos que faz a diferença, diz.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio