Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 24 de abril de 2024

7 de agosto de 2020

07/08 – SP adia volta às aulas para Outubro, 80% dos pais são contra volta às aulas,  confinamento deixa 75% dos alunos ansiosos – e mais.

.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

Assista à série de depoimentos pela dignidade da profissão, aqui: https://youtu.be/fm7jBSdp9XM
Apresentado pelo Sinpro Rio.

 

Dia de luto, dia de luta: programação em São Paulo
Praça da Sé, na Capital: às 12h, ato nacional
Campinas: Largo do Rosário, no centro da cidade, às 17h30.
Osasco: às 12h30 no Largo de Osasco, no centro.
ABC: paralisação e manifestação interna, durante 100 minutos, nas montadoras Mercedes-Benz e Scania.
Diadema:, às 7h da manhã, no centro.
Baixada Santista: ato na Praça Barão, em São Vicente, às 15h.

 

Pesquisa mostra que 80% dos pais são contra volta às aulas em SP
Monica Bergamo; 07/08
https://bit.ly/31qWlBb

A secretaria municipal de Educação fez uma pesquisa por telefone com pais de alunos da rede pública e perguntou se eles apoiavam a volta às aulas. Resultado: 80% responderam que são contrários à medida.

O prefeito Bruno Covas, o secretário de Educação, Bruno Caetano, e o secretário de Saúde, Edson Aparecido, têm sinalizado que a reabertura das escolas não ocorrerá no curto prazo. A administração está fazendo um inquérito sorológico que vai testar 24 mil crianças para descobrir o grau de imunidade na faixa etária de 4 a 14 anos, e então definir como será o retorno às classes.

 

Ação de sindicatos da base da Contee garante suspensão das aulas presenciais
Contee; 06/08
https://bit.ly/3gC2IIj

Após a absurda autorização, no último dia 4, do retorno às aulas presenciais no Distrito Federal, a rápida ação do Sinproep-DF junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) trouxe uma vitória na noite desta quinta-feira (6). A Justiça do Trabalho deferiu pedido apresentado pelo MPT e determinou o fechamento das escolas particulares do DF.

Uma importante vitória também foi conseguida no município do Rio de Janeiro. O desembargador Peterson Barroso Simão, da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, determinou a suspensão do decreto 47.683, editado em 22 de julho pela Prefeitura do Rio, que permitia a reabertura das escolas privadas, de forma voluntária, para o 4º, 5º, 8º e 9º anos, a partir do último dia 1°.

 


Artigo: ‘Confinamento deixa 75% dos alunos ansiosos, irritados ou tristes, diz pesquisa’
Folha de S. Paulo; 05/08

https://bit.ly/2XFdDcu

Por Laura Mattos: “Os dados são assustadores: 75% dos alunos da rede pública de São Paulo se mostram ansiosos, irritados ou tristes no confinamento.

Com o ensino remoto imposto pela pandemia, metade dos pais desses estudantes diz acreditar que eles não estarão preparados para concluir o ano letivo, e 70% dos que têm filhos entre o 6º e o 9º ano acham que seria melhor que ficassem na mesma série em 2021. As crianças e os jovens não estão motivados a estudar em casa (57%) e enfrentam problemas na rotina de estudo (62%). O temor de que os filhos abandonem a escola atinge 33% dos pais.

Esse é o resultado de um levantamento que tem o objetivo de mapear as dificuldades decorrentes do fechamento das escolas, realizado pelo Datafolha, em parceria com a Fundação Lemann, o Itaú Social e a Imaginable Futures. Os dados foram encaminhados para o governo do Estado, que nesta sexta anuncia se haverá ou não mudanças no plano de retomada na educação”.

 

Covid-19: clique na imagem ou aqui para seguir para o gráfico interativo

Com mais 1.205 mortos em 24 horas, Brasil está a poucas horas de 100 mil vítimas da covid-19
Rede Brasil Atual; 06/08
https://bit.ly/2PzNMys

O Brasil mantém a média diária de mais de mil óbitos e está praticamente a 24 horas do registro oficial de 100 mil mortos e 3 milhões de infectados pela covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. No último período, foram registradas as mortes de mais 1.205 brasileiros, totalizando 98.493. Os dados foram divulgados no início da noite desta quinta-feira (5) pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o Conass.

 

Rio de Janeiro: Sete escolas particulares já reabriram no Rio, mas estado e prefeitura seguem em desacordo sobre volta às aulas
Extra; 06/08
https://glo.bo/30yDSTQ

Enquanto a Prefeitura do Rio e o governo estadual travam uma batalha sobre a volta ou não das aulas presenciais nas escolas particulares, algumas instituições de ensino decidiram reabrir e receber seus estudantes. Segundo o Sindicato dos Professores de Escolas Particulares do Município do Rio (Sinpro), sete unidades já estão funcionando na cidade: Centro Educacional Camões-Pinochio, na Freguesia; Jardim Escola Tia Paula, em Madureira; Rio Internacional School, na Barra; Colégio Francisco de Assis, em Realengo; Escola Lucena, na Vila da Penha; Fun Kids, na Tijuca; e Centro Educacional Atitude de Ensino, na Taquara.

 

Amazonas: ‘Ano letivo deste ano deverá terminar em 2021’, diz secretário
G1; 06/08
https://bit.ly/3fEt62N

Com as aulas presenciais ainda suspensas, o ano letivo das escolas do interior do Amazonas deve encerrar apenas no início de 2021, de acordo com o titular da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Luís Fabian Barbosa. O Governo do Amazonas autorizou o retorno de aulas na rede pública de Manaus para o dia 10 de agosto, mas manteve suspensão no interior. Nesta quinta-feira (6), a capital amazonense completa um mês com as escolas particulares abertas.


Rio Gde do Sul: Professores aprovam Convenções Coletivas de Trabalho da educação básica e superior
ExtraClasse; 06/08
https://bit.ly/3fEt62N

Propostas para acordo foram negociadas pelo Sindicato dos professores (Sinpro/RS) e o Sindicato patronal (Sinepe/RS). As tratativas iniciaram em março e foram concluídas somente na segunda quinzena de julho, em função da pandemia. Dentre as cláusulas, reajuste salarial, estabilidade do aposentando, 13º salário, férias, extensão do ano letivo.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio