5 de agosto de 2019

05/08 – ‘Reforma’ entra no segundo turno, o saque do FGTS e a educação privada, Kroton no ensino básico, emais.

.

 

 

Artigo | Frente ampla em defesa dos interesses do País
Diap; 01/08
http://bit.ly/2T6sadW

Por Antônio Augusto de Queiroz: É hora de pacificar o País e construir soluções de interesse da maioria e não estimular esse comportamento insano de desconstrução/destruição das conquistas econômicas, sociais e culturais do Brasil. As forças políticas que defendem o interesse coletivo, a solidariedade, os direitos humanos e o meio ambiente, as relações de trabalho civilizadas e o respeito às liberdades, precisam urgentemente ampliar suas relações para os setores moderados, rompendo o isolamento em que se encontram na atual conjuntura brasileira.

 


Câmara tenta concluir votação da Previdência nesta semana
Folha de S. Paulo; 05/08
http://bit.ly/2M08BTT

Sem mudanças no texto, o governo espera concluir até quarta-feira (7) o segundo turno de aprovação da proposta de reforma da Previdência no plenário da Câmara. Mas a oposição já prepara uma investida para retirar mais trechos do projeto, principalmente em regras para pensão por morte.

 


Pressa de Maia em votar reforma encara 
intensa mobilização de trabalhadores e estudantes
Rede Brasil Atual; 05/08
http://bit.ly/2OGKXxN

A mobilização por direitos e em defesa das aposentadorias vai ter uma agenda intensa nesta semana, para fazer frente à pressa com que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quer votar a “reforma” da Previdência em segundo turno. Maia marcou oito sessões do plenário entre esta terça (6) e quinta-feira (8) para debater e votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que trata da reforma, cortando benefícios dos trabalhadores que ganham menos.

 

Câmara retoma votações da reforma da Previdência, em 2º turno
Diap; 04/07
http://bit.ly/2GNe8sB

A Câmara dos Deputados pode votar, a partir de terça-feira (6), em 2º turno, a proposta de reforma da Previdência (PEC 6/19). Da mesma forma que o 1º turno, a proposta precisa do voto de pelo menos 308 deputados para ser aprovada e enviada ao Senado, onde também passará por 2 turnos de votação, com quórum em plenário de 49 votos. Antes, porém, será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça, num prazo de 30 dias, para oferecer parecer pela admissibilidade e também de mérito.

 

Sociedade não está disposta a tirar direitos 
trabalhistas da Constituição, diz secretário
Folha de S. Paulo; 04/08
http://bit.ly/2YtabnZ

Embora o governo Jair Bolsonaro venha sinalizando uma flexibilização na legislação trabalhista com a justificativa de gerar empregos, as discussões não devem incluir mudanças nos principais direitos previstos pela Constituição Federal. O secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, afirma que o artigo 7º —que garante ao trabalhador direitos como férias, 13º salário, descanso semanal, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e seguro-desemprego— deve ser mantido.

 

Como o saque do FGTS mexe com o mercado privado da educação
Veja; 04/08
http://bit.ly/31jnPqw

O saque do FGTS animou o setor de educação privada, que espera reduzir inadimplência e ganhar novos alunos. Com a liberação de saques de contas ativas e inativas do FGTS, os trabalhadores poderão retirar até 500 reais da conta que possuírem no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A medida, prevê o governo, injetará 30 bilhões de reais na economia esse ano e 12 bilhões de reais em 2020.

 


Campinas: Mantenha-se informado 
sobre as atividades do Sinpro pelo Twitter 
Sinpro Campinas; 01/08
http://bit.ly/2yDy5h5

Com objetivo de ampliar as plataformas de comunicação e estreitar relações com a categoria, o Sinpro Campinas e região acaba de criar uma conta no twitter. Com esse novo canal de divulgação, os professores vão se manter ainda mais atualizados sobre as ações do Sindicato e sobre os direitos da categoria. Professor, professora, acompanhe o Sindicato: https://twitter.com/Sinprocampinas.

 

Jundiaí: Professoras e professores, um final diferente depende de vocês
Sinpro Jundiaí; 02/08
http://bit.ly/2GNQU5T

Há quem vá se conformando com a situação, com os ataques e com a retirada de direitos. Mas há quem se organize para resistir e ainda existem, ao menos por enquanto, instituições dedicadas à defesa do trabalho dos professores e que, por isso, também estão sob intenso ataque. Nossa profissão merece respeito e toda sociedade que se quer mais desenvolvida investe na carreira de professor: em formação, em condições de trabalho e em remuneração.

 



Kroton avalia operação no mercado 
de capitais da área de educação básica
ADVFN News; 02/08
http://bit.ly/2YKs4K2

A Kroton informou nesta sexta-feira (02/08) que incluiu uma operação de mercado de capitais ou outras transações envolvendo as atividades de educação básica entre as alternativas estratégicas para maximizar valor aos seus acionistas potencialmente. O fato relevante da companhia foi um esclarecimento à notícia publicada pelo jornal Valor Econômico, de que a Kroton começou a definir um grupo de bancos de investimentos para coordenar a oferta pública inicial de sua controlada Saber.

 


Quem quer ser professor?
Folha de S. Paulo; 01/08
http://bit.ly/2KgL8vp

Biografia de professora de química é uma defesa das escolas e uma homenagem a quem ganha a vida na sala de aula – O livro Lucy, uma vida professora conta uma história comum e, ao mesmo tempo, extraordinária. De uma professora. Uma professora séria, rígida e rigorosa. Uma professora que marcou profundamente a vida de muitos que foram seus alunos, influenciando, inclusive, escolhas profissionais e condutas existenciais. Uma vida que se construiu na sala de aula, vestindo um guarda-pó branco sobre a roupa e segurando um giz antialérgico na mão. Uma vida voltada ao ensino de química e que seus alunos quiseram narrar.

 




Confira esta e outras charges em nosso site: http://bit.ly/2HvT9vP

 

 


Fuvest publica manual do candidato para vestibular 2020
Estadão; 02/08
http://bit.ly/2yEzV1b

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou nesta quinta-feira, 1°, o manual do candidato para o vestibular 2020. O guia traz informações sobre inscrição, provas, matrículas, além da descrição de carreiras e cursos. Ele ainda esclarece todas as novidades do próximo vestibular. Em 2020, a Universidade de São Paulo (USP) disponibilizará 11.147 vagas, das quais 8.317 para seleção via Fuvest e 2.830 vagas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

 



Educação ganha protagonismo em nova série de ficção da Globo
Folha de S. Paulo; 04/08
http://bit.ly/2T7IXx3

Em geral abandonada pela TV, onde reality shows e loterias fazem crer que há outros meios de se subir na vida, a educação ganha protagonismo na nova série produzida pela O2 Filmes para a Globo, “Segunda Chance”. O enredo trata de um time de professores que resiste à péssima estrutura do ensino e aos baixos salários, ao dar aulas a alunos adultos de baixa renda que encaram dupla jornada.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio