Federação dos Professores do Estado de São Paulo, 18 de abril de 2024

1 de outubro de 2020

01/10 – começa teste de contaminação de educadores em SP, justiça autoriza aulas presenciais em particulares do Rio  – e mais, para sua aula: de um vírus a uma galáxia o seu tamanho no universo.

.

[addthis tool="addthis_inline_share_toolbox_whwi"]

Os sindicatos integrantes da Fepesp irão se reunir nesta quinta-feira, 01/10, em sessão virtual para discutir a proposta apresentada pelas mantenedoras do Ensino Superior privado nesta Campanha Salarial 2020 e decidir sua próxima etapa, que inclui a convocação de assembleia para deliberação por parte dos educadores.
Veja aqui:  https://bit.ly/3n4tnRn

 

 

Professores e alunos começam a ser testados em SP
Agora; 01/10
https://bit.ly/3cOrDHo

A Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), começa nesta quinta (1º) o censo sorológico da Educação. Toda a rede municipal fará os testes, porém os primeiros serão 93 mil professores, 41 mil estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, 45 mil alunos do 9º ano e 2,5 mil do Ensino Médio, totalizando 181,5 mil pessoas nesta primeira fase.

A testagem apontará quem já possui anticorpos para a Covid-19, ou seja, as pessoas que já tiveram contato com o coronavírus.

As escolas que realizarão os testes deverão seguir as normas de distanciamento social e biossegurança para evitar aglomerações.


MEC avisa filantrópicas que auxílio emergencial não influi em concessão de bolsas
Painel/Folha de S. Paulo; 01/10
https://bit.ly/33ke3bv

O Ministério da Educação informou a entidades filantrópicas que o auxílio emergencial não alterará o cálculo da renda familiar para concessão de bolsas de estudo.

“Para fins de apuração da renda familiar bruta mensal per capita, está excluído do cálculo o auxílio emergencial”, diz nota do MEC enviada à Covac, escritório que representa diversas instituições.

As entidades, que dão bolsas em contrapartida pelo status de filantropia, estavam em dúvida se o auxílio inflaria artificialmente a renda de diversas famílias, excluindo-as dos critérios do programa.

 

Rio de Janeiro: Justiça autoriza aulas presenciais em escolas particulares do Rio
Estadão; 01/10
https://bit.ly/33lqjc2

As escolas particulares do Rio de Janeiro podem voltar a ter aulas presenciais a partir de quinta-feira (1), após decisão judicial desta quarta-feira (30). Mas, segundo o sindicato dos professores, a categoria está em greve e as aulas não serão retomadas antes da próxima assembleia da categoria, marcada para o próximo sábado (3).

A autorização para o retorno às aulas presenciais foi concedida pela 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ), em mais um capítulo da disputa judicial sobre o tema. Em 22 de julho, a prefeitura do Rio publicou decreto que previa o retorno das aulas presenciais nas escolas particulares do município, em turmas de apenas quatro anos do Ensino Fundamental, a partir de 1º de agosto, um sábado. Algumas escolas da capital voltaram a funcionar no dia 3, mas três dias depois o Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ) e a Defensoria Pública do Estado conseguiram uma decisão judicial proibindo o retorno às aulas.




Ganância de mercadores do ensino é motor da volta às aulas, denuncia líder dos professores de São Paulo
Site Tutaméia; 30/09
https://bit.ly/30mkPM2

“As mantenedoras do ensino básico estão ávidas por garantir a rematrícula dos seus alunos para o ano que vem. Com a ganância própria dos comerciantes ávidos, elas estão procurando abrir as escolas de qualquer maneira, para poderem, assim como verdadeiros abutres, atacar a sua clientela e garantir de alguma maneira a sua rematrícula.”

É a denúncia que faz o professor Celso Napolitano, presidente da Federação dos Professores do Estado de São Paulo, entidade que reúne 25 sindicatos e representa 160 mil professoras, professores, auxiliares e técnicos de ensino da rede privada da educação básica, ensino superior e Sesi/Senai no Estado. Em entrevista ao TUTAMÉIA, ele diz que essa ganância pode ter consequências funestas para os alunos e suas famílias e para toda a comunidade.

 


Campinas: Justiça acolhe parcialmente Ação Civil Pública sobre volta às aulas presenciais
Sinpro Campinas; 30/09
https://bit.ly/34ciDbf

A Terceira Vara do Trabalho de Campinas proferiu nesta quarta, dia 29 de setembro, a decisão perante a Ação Civil Pública ajuizada pelo Sinpro que trata sobre a volta às aulas presenciais nos municípios da base do Sindicato,  diante do Governo do Estado de São Paulo (1º Requerido), SIEEESP (2º Requerido) e SEMESP (3º Requerido).

A decisão judicial proferida pelo Juiz do Trabalho, Doutor Eduardo Alexandre da Silva, acolheu parcialmente o pedido de tutela de urgência e determinou que as instituições de ensino requeridas na ação cumpram as seguintes obrigações, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00, por empregado prejudicado e por determinação descumprida.

 

Belo Horizonte: Mais 20 escolas de educação infantil conseguem liminar para volta às aulas presenciais
Hoje em Dia; 01/10
https://bit.ly/30mkPM2

Mais 20 escolas de educação infantil de Belo Horizonte conseguiram, na Justiça, o direito de voltar a receber presencialmente alunos de 0 a 5 anos. A decisão do juiz Rinaldo Kennedy Silva, da 2ª Vara de Feitos da Fazenda Pública Municipal da Comarca de Belo Horizonte, foi publicada nesta quarta-feira (30).

No dia anterior, outras 11 escolas já haviam conseguido o direito de reabrir as portas. De acordo com o advogado Thiago Sobreira, que representa todas essas instituições particulares, mais de cem escolas já o procuraram para conseguir na Justiça a reabertura, apesar de a Prefeitura de Belo Horizonte ter recolhido os alvarás dos estabelecimentos.


São Paulo: Universidades demitem professores e lotam salas virtuais de olho no lucro
Pensar Piauí; 30/09
https://bit.ly/36kQlhm

Professores pedindo socorro, alunos com dificuldades para acompanhar as disciplinas e universidades particulares lucrando durante a pandemia do novo coronavírus. Este é o cenário atual do ensino superior no Brasil. A demissão em massa de docentes e as dificuldades técnicas do ensino online são as principais causas desta realidade.

De acordo com um levantamento realizado pela Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp), somente em quatro instituições que atuam no estado (FMU/Fiam-Faam, Anhembi-Morumbi, Sumaré e Unip), já foram demitidos mais de 1.800 profissionais desde o início da pandemia.

 

Fies: inscrições para 50 mil vagas remanescentes começam dia 6 de outubro
Guia do Estudante; 30/09
https://bit.ly/3n9zxzF

Segundo edital publicado pelo MEC, nesta terça-feira (29), as inscrições para as vagas remanescentes para o Fies do segundo semestre começam no dia 6 de outubro, no site do programa. Serão ofertadas 50 mil vagas em diversos cursos de várias instituições de ensino do país.

Por desistência ou problema com documentação, essas vagas não foram preenchidas no período anterior de seleção e acabaram “sobrando”. Agora outros estudantes podem ter uma chance de conseguir uma bolsa pelo Fies.

Quem pode se inscrever? – Poderão se inscrever os candidatos que participaram do Enem a partir de 2010, não zeraram na redação e tiveram no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame. Esse novo edital de vagas remanescentes atende somente à primeira modalidade do programa, que oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos.

 

Brasil volta a registrar mais de mil mortos em 24h pela covid-19
Rede Brasil Atual; 30/09
https://bit.ly/36jAoIh

Resultado negativo vem após 15 dias com média diária de mortes abaixo de 800. Embora possa não parecer, a pandemia de covid-19 não passou.

O descaso do poder público aliado às aglomerações cada vez mais frequentes dos cidadãos forçam a curva de mortes para cima. Após novo declínio nas mortes, detectado a partir do início de setembro, o descaso foi generalizado. Praias lotadas, serviços não essenciais funcionando normalmente e cada vez mais pessoas sem máscaras pelas ruas das principais cidades brasileiras.

Em relação ao número de novos infectados, foram 32.554 nas últimas 24 horas. O total de doentes, desconsiderando a subnotificação, desde o início do surto, em março, é de 4.810.076.

 

 

O aplicativo que mostra o nosso lugar no universo
Nexo; 29/09
https://bit.ly/3l4AgAt

Interface ajuda a entender o tamanho dos seres humanos em uma escala que vai dos vírus até a Via Láctea.

Link para o aplicativo aqui: https://shop-us.kurzgesagt.org/products/universe-in-a-nutshell-app

 Como os seres humanos se comparam, em tamanho, ao resto do universo? Um aplicativo lançado em 2020 ajuda a entender onde estamos situados em uma escala que vai da nanopartícula à Via Láctea. Chamado Universe in a Nutshell (referência ao livro de mesmo nome do físico Stephen Hawking) , ele está disponível para iPhone, iPad e celulares que usam o sistema Android.

O app, todo em inglês, contém ilustrações animadas de mais de 250 objetos, incluindo vírus, bactérias, animais, máquinas, construções humanas, planetas, estrelas e outros objetos celestes.

A interface do aplicativo permite que o usuário navegue rapidamente, aumentando ou diminuindo o zoom, entre diferentes objetos. Para crianças, torna-se uma experiência com potencial educativo.

Ao clicar em cima dos itens, aparece uma explicação sobre o que é junto com fatos divertidos. Por exemplo, o texto sobre o Tiranossauro Rex lembra que o reinado dos dinossauros na Terra foi cerca de mil vezes mais longo do que o período em que os humanos habitam o planeta.

 

Entenda como deve ser a foto do Enem 2020 e como inserir o arquivo na inscrição
Estadão; 30/09
https://bit.ly/34j23GN

Neste ano, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem uma exigência extra: o envio de fotos. Apesar de o período de inscrição ter se encerrado em 27 de maio, ainda é possível anexar o arquivo requerido até esta quinta, 1º. Para tirar dúvidas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece uma Central de Atendimento no número: 0800 616161.

Veja aqui o passo a passo e como deve ser a foto: https://bit.ly/34j23GN

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2018 FEPESP - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: PWI WebStudio