15 de dezembro de 2017
 
 
Enviar por email
RSS
Imprimir

Resistência e Unidade: 9º Congresso Fepesp

18/09/2017


Entre os dias 22 e 24 de setembro, a FEPESP - Federação dos Professores do Estado de São Paulo realizará a 9ª edição do Congresso Fepesp. Com o tema de “Resistência e Unidade”, o encontro irá reunir delegados e diretores dos 25 sindicatos que compõem a base da Federação. Juntas, essas entidades sindicais representam os profissionais da educação na rede privada de ensino em São Paulo: mais de 65 mil professoras e professores e 25 mil profissionais de administração escolar, entre diretores, coordenadores e auxiliares administrativos.

Neste ano, o Congresso estará focado na organização do enfrentamento às mudanças impostas pelo governo sem votos com a chamada ‘reforma’ trabalhista (a agora Lei 13.467) que entrará em vigor em novembro de 2017. Na visão da Fepesp, a resistência, mote desta edição, também é ponto central na sindicalização em massa no Estado e na montagem de alternativas financeiras para a sustentação de toda a organização sindical.

Para nortear e preparar o campo dos debates que ocorrerão ao longo dos três dias de evento, a programação contará com três eixos temáticos iniciais: globalização e a reforma trabalhista, perspectivas para a organização sindical e estratégia de contrarreforma trabalhista.

A conjuntura internacional e as recentes mudanças nas legislações do trabalho de diversos países serão abordadas pelo historiador Thomas de Toledo (mestre pela Unicamp) na mesa de abertura do dia 22 de setembro (sexta-feira), às 16 horas, seguido pelo diretor técnico do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Clemente Ganz Lúcio, com um panorama completo sobre as perspectivas para a organização da dos sindicatos diante das reformas anti-trabalhador impostas pelo governo.

Já no sábado, dia 23 de setembro, às 9 horas, o advogado trabalhista José Eymard Loguercio traça uma linha de estratégia e ações no formato de uma ‘contrarreforma’ trabalhista. Diversas centrais, confederações, federações e entidades sindicais de todo o país já confirmaram presença para as mesas iniciais.

"Desde a sua origem, em 1990, o Congresso sempre foi um espaço para a discussão da luta travada por professores, auxiliares e técnicos de ensino na garantia de direitos e por melhores condições de trabalho. Neste 9ª Congresso, diante de mudanças significativas em nossa legislação trabalhista, alterações que afetarão toda a classe trabalhadora, decidimos que o evento será majoritariamente de trabalho, de organização da nossa resistência e de fortalecimento da unidade e da estrutura dos nossos sindicatos”, comenta Celso Napolitano, presidente da Fepesp.

Além das mesas temáticas, a programação do Congresso prevê a discussão de teses, a planificação de um calendário de lutas e, em seu último dia, a eleição da nova diretoria da Fepesp para a gestão 2017/2021. Cada um dos sindicatos integrantes da Fepesp elegeu os seus delegados de acordo com proporção estabelecida no estatuto da Federação.

Serviço:

9º Congresso Fepesp – Resistência e Unidade

Quando: de 22 a 24 de setembro

Onde: Sala de Convenções do Hotel Nobile Downtown - Rua Araújo, 144, próximo ao Metrô República

Mais informações: telefone 5082-5354; e-mail: imprensa@fepesp.org.br

Acompanhe nas redes sociais:
Twitter da Fepesp
Facebook da Fepesp
TV Fepesp
 

Confira a programação completa:

Comentários
0 comentário(s)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Insira os caracteres abaixo