21 de outubro de 2018
 
 
Enviar por email
RSS
Imprimir

Dia do Professor: 'Efeito HQ' gratis

09/10/2018

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
COMO FERRAMENTA DE TRABALHO
DA PROFESSORA E DO PROFESSOR

Você está procurando um meio eficaz para o ensino, um jeito de motivar os alunos, envolvê-los na sala de aula, desenvolver as habilidades de leitura e de compreensão de conteúdos?

Oferta especial dos sindicatos integrantes da Fepesp para você – baixe gratuitamente aqui:

LIVRO:
http://efeitohq.com/livro-efeito-hq-ed01.pdf

CADERNO DE EXERCíCIOS:
http://efeitohq.com/caderno-de-exercicios-01.pdf

 

No livro EFEITO HQ você, educador, professor e diretor de escola poderão finalmente entender a forma prática e simples de implantar um grande auxiliador para a melhoria do ensino no País.

No plano pedagógico, os quadrinhos proporcionam experiências narrativas desde o início do aprendizado, fazendo os alunos adquirirem uma nova linguagem.

Crianças e adolescentes seguem a história do começo ao final, compreendem seu enredo, seus personagens, a noção de tempo e espaço, sem necessidade de palavras sofisticadas e habilidades de decodificação.

As imagens apoiam o texto e dão aos alunos pistas contextuais para o significado da palavra.

 

Efeito HQ: Pedagogia da ilustração

A palavra ‘pedagogia’ deriva da junção de dois radicais gregos – paidos, que significava ‘criança’ e agoge – cujo traduzido chama à ideia de ‘condução’. O dicionário define, de maneira decisiva: 2. Conjunto de métodos que asseguram a adaptação recíproca do conteúdo informativo aos indivíduos que se deseja formar.

Como ciência do ensino, o estudo pedagógico envolve elaborar técnicas capazes de conversar com o próprio tempo e realidade do indivíduo, e remediar a incerteza do caminho sinuoso entre o conhecimento e o aluno.

Desde épocas primitivas, o desenho faz parte da comunicação humana. Senão a primeira linguagem formal, a capacidade de rasurar as paredes das cavernas denota a necessidade humana de dizer algo.

Neste sentido, a professora Sonia Bibe Luyten e o cartunista José Alberto Lovetro desenvolveram o EFEITO HQ: projeto que visa melhorar o desempenho de aprendizado em qualquer disciplina escolar. Através de um treinamento rápido na cartilha disponibilizada gratuitamente via download, o docente adquirirá capacidade de desenvolver histórias e reverter o conteúdo formal em desenhos.

Da Matemática a História, o uso da ilustração gráfica associada ao humor é uma saída inteligente: baixo custo, criativa e capaz de despertar o interesse das crianças. A leitura em impresso, também, segundo compilação de resultados de estudos recentes, ajuda na memorização e entendimento de qualquer conteúdo. Isto se deve à experiência sensorial a que o leitor imerge.    

 

Professora Sonia Luyten e cartunista Jal: método detalhado em caderno de exercícios.

MÉTODO AMPARADO
POR PESQUISAS

A Professora Sonia iniciou o estudo de implementação de recursos gráficos no ensino desde 1972, na Escola de Comunicações e Artes da USP. Teve experiências internacionais pela Europa e Japão – o último país, conhecido por sua rica história na produção do quadrinho oriental – que renderam-lhe publicações acadêmicas sobre formatos culturais consumidos no Oriente: Mangá e Animê. José Alberto é jornalista e trabalhou em grandes jornais brasileiros, além de ser presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e um dos criadores do troféu HQMIX.

Amparados por pesquisas dentro de escolas públicas e particulares que adotaram o artifício das histórias em quadrinhos, os criadores do EFEITO HQ argumentam uma resposta de mais de 10% na evolução dos alunos quanto a absorção de conteúdo. Porém, para aqueles que apresentavam dificuldades, a porcentagem sobe para mais de 30%.

Os quadrinhos proporcionam experiências narrativo-imersivas: os alunos passam a compreender aspectos como função de um conteúdo nas situações da vida, noção de tempo e espaço, habilidades de decodificação, transdisciplinaridade e pensamento complexo. 

A cartilha EFEITO HQ está disponível gratuitamente para os professores interessados, aqui:

LIVRO: 
http://efeitohq.com/livro-efeito-hq-ed01.pdf

CADERNO DE EXERCíCIOS:
http://efeitohq.com/caderno-de-exercicios-01.pdf

 

Ou cadastre-se no site do EFEITO HQ (aqui: http://efeitohq.com), para receber atualizações e mais informações.

 

 

Comentários
0 comentário(s)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Insira os caracteres abaixo