25 de junho de 2017
 
 
Enviar por email
RSS
Imprimir

EDUCAÇÃO SUPERIOR: CAMPANHA SALARIAL AVANÇA NO ACORDO DE DOIS ANOS

11/04/2017
As negociações da Campanha Salarial 2017 de professores e auxiliares administrativos na Educação Superior privada em São Paulo deram um avanço significativo hoje. Na rodada desta segunda-feira, 10/04, a comissão de negociação obteve o compromisso dos representantes do sindicato patronal pela assinatura de um acordo de dois anos – até fevereiro de 2019!
 
O acordo de dois é bandeira principal de professores e auxiliares nesta campanha. É um seguro antirreformas trabalhistas: venha o que vier, mesmo com a turbulência política e econômica no país, teremos nossas principais cláusulas garantidas.
 
Esse compromisso não veio na moleza. Como todos sabem, antecipamos nossa campanha este ano, já na primeira assembleia da categoria, em novembro, chamamos o setor patronal às negociações ainda em dezembro. De lá para cá tivemos várias, longas sessões de negociação, quando os representantes das Instituições de ensino inovaram, apresentando sua própria pauta de reivindicações: reivindicações de cortes de direitos e pedindo um acordo ‘flexível’. Respondemos que ‘acordo flexível’ não é acordo e insistimos, com movimentação nas escolas e reuniões no sindicato. Em nossa última assembleia, em 25 de março, os professores e auxiliares rejeitaram essa ideia, rejeitaram a proposta patronal e indicaram a possibilidade de greve.
 
Essa movimentação deu resultado. Mas a campanha ainda não terminou. Existem ainda vários itens em discussão. Insistimos no piso salarial dos auxiliares e em reajuste com aumento real de salários no segundo ano do acordo. Há itens de negociação que poderão permanecer no primeiro ano do acordo, para negociação no segundo (como contribuição assistencial, custos do plano de saúde, vagas disponíveis em bolsas de cursos regulados e indenização adicional de docentes com mais de 50 anos).
 
Por isso, atenção: nossa mobilização continua. As negociações seguem, com nova rodada em 17/04. E, então, será nosso momento de decisão. Fique atento aos avisos do sindicato e à convocação de assembleia na sequencia.
Comentários
0 comentário(s)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Insira os caracteres abaixo