18 de novembro de 2017
 
 
Enviar por email
RSS
Imprimir

De olho nos salários da educação básica em 2011

12/03/2011

Os salários de março que começam a ser pagos no final do mês devem vir reajustados em 7,42%. O prazo máximo de pagamento é 4ª feira, 06/04.

Para conferir os salários, fique atento à base sobre a qual o reajuste deve ser aplicado. A melhor opção é calcular os 7,42% sobre o salário de fevereiro de 2011, especialmente para quem teve mudança de carga horária de um ano para outro.

REAJUSTE 2011_DE OLHO 2.jpg

Se a escola concedeu alguma antecipação salarial compensável na data-base (é preciso estar discriminado no holerite como "antecipação"), a base de cálculo é o salário devido em março/2010. Nesse caso, o mais seguro é usar como referência o holerite do salário de maio/2010.

Explica-se: no ano passado as negociações avançaram até o final de abril. Por esse motivo, o reajuste só veio no salário de maio, quando também foram pagas as diferenças retroativas a março e abril.

Desconto do INSS
Quem trabalha em mais de uma escola deve tomar cuidado para não contribuir a mais, principalmente agora que o salário mudou. O recolhimento em cada escola varia segundo os salários recebidos em cada uma delas. Confira os limites e veja como proceder aqui.

Imposto sindical
Os salários de março virão com o desconto do Imposto Sindical, correspondente a um dia de trabalho. Como o nome diz, trata-se de um tributo cobrado uma vez ao ano de todos os trabalhadores, sindicalizados ou não. O dinheiro vai para o Ministério do Trabalho que depois repassa parte dele para as entidades sindicais (sindicatos, federações e confederações).

Imposto de renda
Se o salário de março foi pago a partir do dia 01/04, deve ser tributado pela nova tabela, já corrigida  em 4,5%. Quem recebeu o salário até o dia 31/03, teve o desconto calculado pela tabela antiga. O valor pago a mais será compensado na declaração anual de ajuste em 2012 (veja as tabelas de IRPF).

 

Comentários
0 comentário(s)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Insira os caracteres abaixo