19 de setembro de 2017
 
 
SEMINÁRIO: Sinpro Campinas e Região faz encontro sobre cultura afro-brasileira e indígena
De 14 a 21 de maio, das 10 às 20 horas
Local: Sede do Sinpro Campinas e Região – Av. Profª Ana Maria Silvestre Adade, 100, Pq. das Universidades
Em maio, o Sinpro Campinas e região completa 75 anos de história e luta. Para marcar a data, uma das comemorações do sindicato promoverá o “Encontro de Cultura e Educação” com a temática indígena e afro-brasileira. A programação inclui oficinas, exibição de filme,debates,rodas de conversas, apresentações artísticas e uma feira cultural.O evento tem parceria com o Ponto de Cultura NINA e é gratuito, mas é preciso se inscrever antes. Saiba mais no site do sindicato
 
TEATRO: ‘Sala dos professores’ traz o drama da vida em uma escola particular
De 11 de março a 29 de maio. Sábados às 21h e domingos às 18h
Espaço Elevador: Rua Treze de Maio

O universo das escolas particulares ganhou os palcos em uma montagem da Cia Elevador de Teatro Panorâmico.
No espetáculo, sete personagens trocam impressões sobre suas vidas e os desafios impostos na rotina escolar. A relação com os mantenedores das escolas e com os alunos e pais também é um dos pontos fortes da dramaturgia.

Leia mais sobre o espetáculo: http://bit.ly/1WbWfGV

SEMINÁRIO: Encontro Internacional de Contadores de Histórias Boca do Céu
De 14 a 21 de maio
Biblioteca Mário de Andrade, no Itaú Cultural e abertura no Auditório do Ibirapuera (São Paulo)

O evento gratuito acontece de 14 a 21 de maio em dois lugares: Itaú Cultural e Biblioteca Mário de Andrade. A programação da 7ª edição do “Boca do Céu” reúne atividades como oficinas, debates, cortejos, narrações de histórias para escolas, crianças e adultos e rodas de contadores. O evento contará com a presença de representantes do gênero do mundo inteiro como como Bernadette Bricout, professora emérita de uma das mais importantes universidades da França, e brasileiros como Francisco Gregório, originário do Acre, que falará sobre a importância da leitura. Saiba mais: http://bocadoceu.com.br

TEATRO: 'No Coração das Máquinas' aborda a força feminina no movimento sindical
De 15 de abril a 7 de maio - Horário: de quinta a sábado, às 20h
Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo

O espetáculo relembra a história. Em 1970, uma fábrica francesa de relógios LIP foi ocupada e gerida pelos próprios trabalhadores, durante dois anos. A peça, que é contada a partir do ponto de vista das sete funcionárias, recria a primeira noite de ocupação da industria. Assuntos como a força feminina no movimento sindical e o debate sobre a utopia coletiva são explorados no drama.

Para mais informações: http://bit.ly/1SjNHfR

ARTE: Mostra homenageia os pintores modernos da década de 1930 e celebra os 80 anos do grupo
De 18 de maio a 10 de junho de 2016 - Horário: de segunda a quinta-feira, das 10h às 20h; sexta-feira, das 10h às 19h; e sábado, das 10h às 16h
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1644, Jardim Paulistano

A partir do dia 17 de maio, uma exposição homenageia os 80 anos de criação do Grupo Santa Helena, formado pelos artistas Aldo Bonadei, Alfredo Rizzotti, Alfredo Volpi, Clóvis Graciano, Francisco Rebolo, Fulvio Pennacchi, Humberto Rosa, Manoel Martins e Mário Zanini. São mais de 60 pinturas que provêm das famílias dos artistas, de colecionadores particulares e algumas do acervo da galeria ProArte. A exposição, com curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, permanecerá aberta à visitação pública até 10 de junho.

LIVROS: Coleção ensina política para crianças de 8 a 10 anos
-
http://www.boitempoeditorial.com.br/

"A ditadura é como um ditado. Alguém diz o que é para fazer, e todo mundo faz. Porque tem de ser assim e pronto. O homem que dita é quem manda, ele é o ditador."

Com o objetivo de despertar o interesse dos pequenos leitores, os livros "A ditadura é assim" explica a figura do ditador para as crianças. Será que é possível falar de política com elas? O selo infantil Boitatá, novidade da editora Boitempo, acredita que sim. Além da edição que traz figuras como Josef Stalin, Benito Mussolini, Adolf Hitler e Emílio Garrastazu Médici, o título "A democracia pode ser assim" traça o outro caminho: trata de conceitos como liberdade e fala da dinâmica das eleições diretas.
Os livros chegam às livrarias em meio ao cenário de efervescência política e social que vive o Brasil nos últimos meses.